Vinte e um professores de Educação FÃsica, de escolas estaduais, municipais e particulares de Palmas, participam nesta quinta-feira, 21, e na sexta-feira, 22, do curso de capacitação ministrado pelo professor Carlos Gustavo, do Instituto VivaVôlei, que está sendo realizado na Escola Estadual Criança Esperança.
Um dos participantes, Rafael de Almeida, da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Pereira Piagem, disse que o curso está sendo importante, para se ter uma visualização de como ocorre a execução do projeto VivaVôlei, nos estados brasileiros. O professor Rafael disse que vai utilizar as novas informações na sala de aula.
Além da capacitação, os professores receberam material educativo para ampliar a didática do ensino do esporte na escola. O projeto VivaVôlei é uma realização da Confederação Brasileira de Voleibol.
Neste sábado
E no sábado, 23, haverá a aula inaugural, a partir das 9 horas, com a presença do ex-jogador MaurÃcio do Vôlei, bicampeão olÃmpico e medalhista de ouro pela Seleção Brasileira de Voleibol. Na ocasião, a escola promoverá apresentações culturais e sorteios de brindes.
Projeto VivaVôlei
O projeto tem a diretriz de educar e socializar por meio do esporte, promovendo uma cultura de paz e de inclusão social. Serão atendidos alunos com idade entre 7 a 14 anos, com um método de iniciação simplificado.
É um projeto que tem a chancela da UNESCO e por meio do Instituto VivaVôlei a escola receberá material técnico, kits e a supervisão do trabalho desenvolvido na escola, com relação ao esporte.
Dentre os objetivos do projeto estão: atender a comunidade de baixa renda; reduzir a evasão escolar; ensinar valores éticos e morais da cidadania através do esporte; afastar as crianças da criminalidade e das drogas e estimular o aprendizado do voleibol nas escolas, clubes, praças e condomÃnios.
A Escola Criança Esperança conta com uma média de 900 alunos matriculados, o oferece ensino fundamental, médio e 3º seguimento da Educação de Jovens e Adultos.