Facebook
22/04/2022 - 08h58m

CEP

Professores e acadêmicos da Unitins participam da programação do Comitê de Ética em Pesquisas no Bico do Papagaio

Foram realizados um workshop e uma oficina para apresentar os caminhos das pesquisas e a importância da submissão ao CEP.

O workshop ocorreu no próprio câmpus da Unitins, em Araguatins (Foto: Ananda Portilho)

Professores e acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, participaram na terça-feira, 19, do Workshop “Ética em Pesquisa e os procedimentos para submissão de Protocolos ao CEP” e da Oficina “Projeto de Pesquisa- descrevendo os procedimentos éticos na metodologia e documentos do Protocolo de Pesquisa”, que abriram a programação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) no Bico do Papagaio.

As atividades foram conduzidas pelo coordenador do CEP, Giovanni Bezerra; a vice-coordenadora do comitê, Lilian Natália Ferreira; a coordenadora de Pibic/Pibiti/Pivic, Flávia Barreira Gonçalves; e a assessora da mesma coordenadoria Rosemeire Imay Hasebe, com a colaboração do diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, e os coordenadores dos cursos de Letras e Pedagogia, Victor Fernandes Borges e Aquenubia Gonçalves, respectivamente.

O Workshop “Ética em Pesquisa e os procedimentos para submissão de Protocolos ao CEP” reuniu mais de 50 participantes e fechou a atividade do CEP na noite desta terça-feira. Os docentes e discentes que compareceram à atividade puderam compreender os caminhos das pesquisas com seres humanos e a importância de submeterem suas pesquisas ao comitê de ética. Na oportunidade, a Coordenadoria do Pibic/Pibiti/Pivic também ressaltou os editais de iniciação científica que estão com inscrições abertas.

Essa coordenadoria tem uma missão que vai além do gerenciamento da política de bolsas de iniciação científica, passando também por incentivar os alunos a estarem envolvidos nas atividades acadêmicas, como grupos de pesquisa. Lançamos três editais nesta semana e agora estamos tirando dúvidas sobre esses processos seletivos com o objetivo de incentivar a participação nos editais, além de colaborar para a aproximação entre professores e acadêmicos, após esses dois anos de distanciamento social”, destacou a coordenadora Flávia.

A oficina proporcionou a prática das orientações apresentadas pelo CEP (Foto: Ananda Portilho)

À tarde, o CEP também realizou a oficina “Projeto de Pesquisa-descrevendo os procedimentos éticos na metodologia e documentos do Protocolo de Pesquisa”, na Câmara Municipal de Araguatins. Os participantes discutiram de forma prática as implicações das pesquisas com seres humanos e os procedimentos para que os trabalhos ocorram em conformidade com o que preconiza o CEP.

Todos os acadêmicos deveriam participar dessa oficina. Por meio da pesquisa a gente vai adquirindo conhecimentos que vão ser úteis, principalmente, quando a gente estiver lá no TCC. Esse evento é muito importante para toda a comunidade acadêmica da Unitins, porque, às vezes o aluno não tem interesse em pesquisas, mas, por meio de palestras e de oficinas como essa, ele pode ser incentivado a desenvolver ações nessa área”, disse o acadêmico de Letras Francivaldo Sousa.

A professora Miliana Augusta Sampaio, do colegiado de Pedagogia, Câmpus Araguatins, também participou da programação e ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo CEP é fundamental para “elucidar a importância de submeter as pesquisas ao comitê, de modo a ter mais respaldo e garantias éticas na realização dos trabalhos científicos, além de desmistificar o processo da pesquisa e as exigências do CEP”.

Esta foi a primeira vez que o Câmpus Araguatins recebeu atividades presenciais do comitê, o que foi motivo de comemoração. “É um momento muito importante, tanto para nós, professores, que somos orientadores, quanto para os acadêmicos que estão vivendo esse retorno das orientações presenciais. Foi um momento fantástico, pois veio para mostrar para os nossos acadêmicos a importância da participação dos editais de iniciação científica, além de trazer o passo a passo de como produzir pesquisas que envolvem a participação de seres humanos”, disse a professora do colegiado de Letras Eliene Rodrigues.

O workshop foi conduzido pelo coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Giovanni Bezerra (Foto: Ananda Portilho)

Para a acadêmica Ákila Sofia Freitas de Souza, do 7º período de Pedagogia, a programação foi estimulante. “Eu pretendo aplicar as orientações no meu TCC e também desenvolver pesquisas no âmbito do Pibic. Passamos por um período muito difícil, que foi a pandemia, tivemos dificuldades de adaptação e eu cheguei a trancar meu curso por dois períodos, então participar de momentos como esse, que me ajudam nessa retomada e continuidade do curso, é estimulante”, pontuou.

O coordenador do comitê, Giovanni Bezerra, já espera colher os frutos do que foi discutido nesta terça-feira, 19. “Eu saio de Araguatins com uma grande expectativa de vários projetos que poderão surgir a partir das atividades que realizamos aqui no câmpus. É uma semente que o CEP e a Coordenadoria do Pibic/Pibiti/Pivic plantaram hoje nessa unidade e acredito que nós vamos ver subir a quantidade de projetos submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos”, assinalou.

O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, acredita que a atuação do CEP com professores e acadêmicos da unidade foi extremamente proveitosa. “Essa visita do CEP veio para aparar arestas, padronizar as pesquisas e, principalmente, trazer a reflexão sobre os aspectos éticos das pesquisas desenvolvidas”.

A oficina reuniu professores e acadêmicos da Unitins, Câmpus Araguatins, na tarde desta terça-feira, 19 (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS