PBA
Para atingir a meta de tirar do analfabetismo 15 mil pessoas no Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está realizando até o dia 2 de setembro formações para os alfabetizadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) nas Diretorias Regionais de Ensino de Araguatins, Colinas e Miracema. Cerca de 30 voluntários estão participando da capacitação em cada um das DREs. A formação tem carga horária de 40h e aborda a questão didática do trabalho de alfabetização dando enfoque à leitura, interpretação de texto e operações matemáticas.
O Brasil Alfabetizado é uma porta de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Um dos objetivos do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
A gestora estadual do Brasil Alfabetizado no Tocantins, Eliziete Viana Paixão, explica que o trabalho de alfabetização é baseado nos conhecimentos prévios do estudante. “Com essa formação, os voluntários são preparados para ensinar levando em conta o histórico de vida do alfabetizando e o contexto no qual ele está inserido. A intenção do programa e reduzir o analfabetismo, reduzindo a distorção idade-série e preparar os estudantes para ingressarem no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos”, frisa.