Facebook
16/09/2022 - 10h35m

EM PALMAS

Profissionais da Adapec do Bico participam de capacitação técnica sobre a mosca da carambola

Redação

Adapec promoveu capacitação técnica em planos emergenciais e educação sanitária sobre a mosca da carambola em Palmas.

Inspetores da Adapec durante palestra teórica (Foto: Mateus Soares/Governo do Tocantins)

Teve início nesta quarta-feira, 14 e segue até sexta-feira, 16, uma capacitação técnica em planos emergenciais e educação sanitária sobre a mosca da carambola para inspetores de defesa agropecuária (engenheiros agrônomos) que atuam na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A capacitação acontece no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e conta com a participação de cerca de 50 profissionais da regional de Araguatins e das demais unidades do Estado.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura da Adapec, Helcids de Sá Reis, esta capacitação está sendo realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem como objetivo trazer conhecimento prático sobre esta praga para que os inspetores estejam qualificados para atuarem numa possível situação de entrada da mosca da carambola no Tocantins. “Por isso estamos trabalhando nestes três dias este plano de emergência que visa justamente erradicar um princípio de foco durante os monitoramentos que são realizados rotineiramente pela Adapec,” destacou Helcids.

O Tocantins é classificado como uma área de alto risco para esta praga, uma vez que faz divisa com o estado do Pará, que tem a presença da mosca da carambola. Por isso, o Mapa exige que o Tocantins tenha um plano de contingência para esta praga. “Estamos capacitando os profissionais da Adapec para que possam atuar nas ações de controle e erradicação desta praga, e assim, garantir que o Estado continue produzindo e comercializando frutas sem restrições fitossanitárias,” disse o coordenador do subprograma da mosca-da-carambola do Mapa, Jefferson Paes.

O supervisor da área vegetal da regional da Adapec de Araguaína, José Carlos Dias, disse que esta capacitação era muito aguardada pelos inspetores que atuam no monitoramento da mosca da carambola e que eles estão aproveitando cada informação para se qualificarem principalmente na identificação da praga e na tomada de decisões imediatas. “Nossa regional de Araguaína faz limítrofe com o estado do Pará, por isso, temos uma atenção especial naquela região nos monitoramentos das armadilhas como medida de prevenção e a capacitação está nos ajudando neste aspecto preventivo,” destacou José Carlos.

Aula prática de identificação da mosca da carambola (Foto: Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins)

Na tarde desta quinta-feira, 15, os inspetores da Adapec tiveram aulas práticas laboratoriais para identificar a praga com auditora fiscal federal agropecuária aposentada do Mapa, Wilda da Silveira Pinto que usou uma metodologia com diversos insetos que atacam frutas para que os inspetores diferenciasse a mosca da carambola.

Na programação da capacitação para esta sexta-feira, 16 serão trabalhados o sistema de detecção, monitoramento e controle de qualidade do sistema de detecção; procedimentos utilizados na implementação e condução de planos emergenciais, erradicação, pós-erradicação e contenção; conhecimento básico sobre os cuidados no uso de agrotóxicos e limpeza de pulverizadores; aula prática de monitoramento e controle de qualidade do sistema de detecção e aula prática sobre ações de controle e erradicação da mosca da carambola.

Aula prática de identificação da mosca da carambola (Foto: Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS