FPE
Por meio do programa Formação pela Escola (FPE), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está ofertando, nos meses de abril e maio, formação sobre o Censo Escolar para profissionais da educação, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e é ofertada por meio da plataforma de ensino Moodle.
O programa Formação pela Escola tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Ao longo de 2017 são ofertados cursos em diversas áreas capacitando os participantes para acompanhar as ações relacionadas à educação básica pública como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Transporte Escolar (PTE) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).
A coordenadora estadual do Programa Formação pela Escola, Cristina Maria Maia, explica como é definido o calendário dos cursos. “No início do ano, por exemplo, ofertamos o módulo Livro Didático, visto que as escolas estavam recebendo as obras para iniciar o ano letivo. Agora será desenvolvido o módulo do Censo Escolar, em razão do início da coleta dos dados do recenseamento de 2017, que começa no final de maio”, conta.
Só no módulo do Censo Escolar, estão sendo atendidos 767 cursistas dos municípios de Araguatins, Carrasco Bonito, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Dianópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Aparecida do Rio Negro, Tupiratins, Rio da Conceição, Bom Jesus do Tocantins, Miracema do Tocantins, Wanderlândia, Palmas, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães e Rio dos Bois.
As aulas são ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EaD), com encontros presenciais. Os tutores do curso são técnicos da Seduc que, além de acompanhar a execução do programa no Estado, também são formadores dos tutores que atuam nas Diretorias Regionais de Educação e na rede municipal.
Cristina ressalta que “a participação dos municípios é feita por adesão e qualquer cidade pode ser beneficiada”. Os gestores interessados podem entrar em contato com a coordenação estadual do programa pelo telefone: 3218-1444 ou pelo e-mail: [email protected].