EM PALMAS
Encontro teve início nesta quarta-feira, 22, em Palmas.
Na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Palmas, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início ao Encontro Fortalece Pré-Natal: a atenção pré-natal como estratégia na redução da morbimortalidade materna e neonatal. O evento é organizado pela Diretoria da Atenção Primária/Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde.
A capacitação segue até a sexta-feira, 24, e é direcionada aos profissionais de saúde que atuam no pré-natal de gestantes em 10 municípios prioritários do projeto-piloto Fortalece Pré-natal. Os representantes que participam do encontro são das cidades de Axixá, Formoso do Araguaia, Caseara, Pindorama, Palmas, Itacajá, Araguaína, Goiatins, Tocantínia e Paranã.
A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso, esclarece que “o projeto Fortalece Pré-natal visa à implementação de ações voltadas ao fortalecimento do pré-natal nas oito Regiões de Saúde do Estado do Tocantins, com 10 municípios prioritários”, destacou Juliana Veloso.
Ainda segundo a superintendente, “o projeto propiciará a associação com os desfechos perinatais. Caso seja realizado adequadamente, é capaz de prevenir riscos gestacionais e reduzir possíveis complicações no parto e no puerpério. Isto impacta diretamente na redução das morbimortalidades materno-infantis, especialmente, a materna, assegurando às gestantes a melhoria do acesso em tempo oportuno, acolhimento precoce e resolutividade”, finalizou.
“É radiante ter a chance de participar e discutir a respeito do fortalecimento do pré-natal, sendo uma oportunidade de reconhecimento da atuação do profissional dentista dentro de todo o processo de pré-natal na rede de saúde da família”, explicou a cirurgiã dentista da Estratégia de Saúde da Família de Palmas, Karen Camila Quoos Macedo.