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28/08/2015 - 14h09m

Profissionais de Tocantinópolis e de mais sete municípios são capacitados sobre Ouvidoria do SUS

Redação

Os profissionais que atuam na área da Ouvidoria da Saúde estão participando do curso de Capacitação do Sistema Informatizado Ouvidor SUS - Nível I. A capacitação é voltada aos municípios de Couto Magalhães, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Tocantinópolis, Xambioá e Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Paraíso (HRP), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). A capacitação acontece no Laboratório de Informática do Ministério da Saúde, em Palmas, até esta sexta-feira, 28.

Segundo a técnica do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde, Jaqueline Amorim, os sistema possibilita gerar relatórios das demandas que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas.

“O cidadão vai até a Ouvidoria ou por telefone, cartas, caixas de sugestões, formulários web pode fazer sua reclamação ou dar sugestões. Ao receber estas manifestações encaminhamos para as áreas competentes para que possam resolver a demanda. O Ministério da Saúde implanta a OuvidoriaSUS nos estados e assim podemos gerar relatórios que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas”, explicou

Para a técnica da Ouvidoria do Hospital de Paraíso, Francisca Jucivânia Galvão, a ferramenta contribui para resolver a situação dos pacientes e lembra que o registro poderá ser feito dentro do próprio hospital. “O acesso a Ouvidoria da Saúde agora ficou melhor para a população”, destacou.

A Ouvidoria é um canal de comunicação com o cidadão, que exerce seu papel no controle social e na gestão pública da saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. O usuário pode expor sua reclamação ou sugestão através do número 0800 642 7200 e por meio do portal http://portalsaude.saude.gov.br/.

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