Facebook
26/10/2015 - 13h40m

Programa de Capacitação forma 10 trabalhadores da Assistência Social de 06 municípios do Bico

Redação

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas) formou 10 trabalhadores da área de 06 municípios do Bico do Papagaio. Nesta última sexta-feira, 23, a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, prestigiou o encerramento da última turma dos cursos e realizou a entrega de 10 certificados aos alunos do municípios Araguatins, Angico, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Maurilândia do Tocantins e São Sebastião do Tocantins.

O CapacitaSuas Tocantins teve início em maio de 2015 e formou 16 turmas distribuídas nos cursos de Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e Plano Brasil sem Miséria; Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS; Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS.

A instituição responsável pela ministração das aulas foi o Centro Universitário Sul de Minas (Unes) e segundo o representante, Marcelo Renato de Souza, o aproveitamento do Programa no Tocantins foi de 98%. “Estamos muito satisfeitos com os resultados. O envolvimento do Governo Estadual e a adesão dos municípios foram maciços”, declara o coordenador da Unes. Marcelo explica, ainda, que os cursos beneficiam os trabalhadores e gestores que estão na ponta, dando a eles ferramentas para que possam executar e gerir de forma estratégica as políticas pública da assistência social.

Para a secretária da Setas, Patrícia Amaral, a capacitação é fundamental e contribuirá para a oferta de melhores serviços à população do Estado. “Enfrentamos muitos desafios para efetivar o Programa no Tocantins, mas hoje comemoramos com os municípios os excelentes resultados. Estamos buscando novos encaminhamentos para que as ações tenham continuidade”, declarou a gestora.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Buriti do Tocantins, Aurinete Costa Gomes, viajou mais de 700 km, para participar da última turma dos cursos do CapacitaSuas. Para ela, as atividades foram uma oportunidade de se aperfeiçoar e pretende compartilhar a experiência com os demais colegas do município. “Recebi muitos conhecimentos nesses cinco dias de curso. Eu tinha muitas dúvidas e consegui solucionar todas”, agradece Aurinete.

Já Helena Cristina é assistente social, no Cras do setor Santa Bárbara, em Palmas e apesar de sempre participar de capacitações elogiou o material didático e as dinâmicas diferenciadas apresentadas pelo Programa. “As aulas foram excelentes e ficamos surpresos com a quantidade de informações que temos disponíveis no site do Ministério de Desenvolvimento Social, MDS, para nos auxiliar na execução de nosso trabalho”, declarou ela.

Sobre o Programa

O CapacitaSuas é uma ação conjunta que envolve governos federal, estadual e municipal no intuito de capacitar gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social. Trata-se de um programa amplo e continuado que se inicia este ano e se estenderá até 2025. Os oito cursos que serão ofertados contribuirão para o aprimoramento das funções, capacidades e competências de gestão, do provimento de serviços, programas e benefícios ofertados pela política pública de assistência social nos municípios.

Segue a lista dos participantes do curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do BSM do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social- SUAS - CAPACITASUAS.

NOME

MUNICÍPIO

Aurinete Costa Gomes Martins

Buriti do Tocantins

Bianca Alves dos Santos Silva

São Sebastião do Tocantins

Edna Maria dos Santos Feitosa

Angico

Fatiana Carla Alves Sousa

Angico

Gislayne Melo dos Reis

Axixá do Tocantins

Irenilce Pereira da Conceição

Buriti do Tocantins

Irisneide Alves da Rocha

Araguatins

Jossandra Isabel de Sousa Melo

Maurilândia do Tocantins

Larissa Carvalho de Sousa

Araguatins

Meire Flan Viana Franco

Maurilândia do Tocantins

Deixe seu comentário:

2 Comentário(s)

  • Maria | 27/10/2015 | 07:46 Araguatins, veja a matéria direito, para quem trabalha na área, não precisa ser assistente social.
  • Araguatins | 27/10/2015 | 00:46 Essa capacitação era apenas para assistentes sociais? Pelo que eu saiba teve gente aí...que não é . Talvez fez serviço social e eu n tô sabendo. Só araguatins mesmo.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS