TURISMO
Programa propõe a oferta de 1.425 vagas em cursos e programas de capacitação profissional para os trabalhadores do turismo tocantinense.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), participou do lançamento do programa Superação Turismo e Hospitalidade, em Palmas, ocorrido no último dia 6. O programa de capacitação para os trabalhadores do turismo tocantinense será desenvolvido pelo Senac Tocantins, fomentado pelo Governo do Tocantins, por meio da Sics, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE/TO) e atuação convergente com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, a parceria da Fecomércio com a Gestão Estadual é de suma importância, porque mostra a valorização do segmento do turismo pelo Estado, e o reflexo disso é visto na aplicação de recursos financeiros e na disponibilização de mão de obra para capacitação.
“Informação e qualificação são primordiais para o atendimento do turismo. O turista se desloca para algum lugar para ter conforto, ter o prazer em presenciar um lugar diferente e praticar alguma atividade turística e, para que isso ocorra, a gente precisa ter profissionais qualificados. Nosso turismo é muito novo, a gente ainda está em formação, então esse programa vem na hora certa, no momento em que o turismo está se restabelecendo pós-pandemia, e o setor empresarial agradece a participação, a promoção e o convênio do governo com o empresariado”, explicou o presidente.
O secretário da Sectur, Hercy Aires Filho, comentou sobre a importância da qualificação de pessoas para o desenvolvimento do turismo. “A parceria da Sics, junto com a Sectur, e a parceria do trade, via Fecomércio e Senac, mostram que é em torno desse conjunto de ações de forças que a gente constrói um ambiente melhor para o Tocantins. Contar com a experiência do Senac na área de qualificação profissional, usando o recurso do nosso Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico para qualificarmos o trade turístico, é importante pois nosso receptivo tem que ter pessoas com conhecimento e formação profissional para que possamos receber bem os nossos turistas”, finalizou.
Na ocasião, o gestor da Sics comentou sobre o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), política de estado que visa estimular o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, com a criação de um ambiente favorável para os negócios, estruturado em oito pilares e dentre eles, o pilar da qualificação profissional.
“O Governo do Tocantins trabalha fortemente na construção de um ecossistema empresarial atrativo, para que possamos ser mais assertivos no processo de impulsionamento econômico. A qualificação da mão de obra é um dos pilares estruturantes do Pics e é por isso que estamos lançando o Projeto Superação Turismo e Hospitalidade, em parceira com o Senac, com o intuito de promover ações de qualificação profissional para as pessoas que já atuam ou desejam atuar no segmento do turismo no nosso Estado, com a certeza de que essa capacitação do receptivo turístico resulte em um maior fluxo de turistas nas regiões e, consequentemente, o fomento da economia local”, finalizou o gestor.
Sobre o projeto
O projeto Superação Turismo e Hospitalidade visa levar ações de educação profissional para o segmento de turismo e hospitalidade em 11 municípios da região de Palmas, Jalapão e das Serras Gerais, gerando impactos positivos em cerca de 300 mil moradores dos principais municípios indutores do turismo.
Fomentado pelo Governo do Tocantins, por meio da Sics, em parceria com a Sectur, realizado pelo Senac, o programa propõe a oferta de 1.425 vagas em cursos e programas de capacitação para pessoas que atuam no segmento do receptivo turístico e para pessoas que desejam atuar também como empregados ou prestadores de serviços em empresas do receptivo turístico, no período de 2022/2023.