A Prefeitura de Tocantinópolis através da Secretaria Municipal de Educação vem realizando periodicamente cursos de capacitação com os profissionais da Rede Municipal. O objetivo central dessas ações é o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação.
Desta feita, a SEMUE oferta aos profissionais da Rede Municipal de Ensino o programa Formação pela Escola, que consiste em um processo de formação continuada que visa contribuir para o fortalecimento da rede de agentes parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e o controle social das ações e programas educacionais financiados pelo FNDE, na modalidade à distância.
Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
O programa desenvolvido também faz parte de uma das dimensões do PAR do municÃpio, sendo este idealizado de acordo com as ações do FNDE/MEC, do qual vem realizando formações gratuitas a distância pelo Programa Formação pela Escola. As pessoas aptas a participar do curso devem estar envolvidas com programas do FNDE e interessadas em melhorar a utilização dos recursos públicos na educação, gestores, técnicos, conselheiros, profissionais de ensino, merendeiras, pais de alunos, representantes da comunidade, estudantes, etc.
Durante os meses de setembro e outubro, a Secretaria estará desenvolvendo uma formação com o módulo – Programa Transporte Escolar. A formação conta com a participação de 26 cursistas participando, esta formação vem sendo trabalhada no laboratório de informática do Centro de Inclusão Digital (antigo Mercado Municipal), orientado pela servidora pública municipal Marinalva Alves de Oliveira desde janeiro de 2014 e já foram trabalhados os módulos Competências Básicas, PNAE, FUNDEB e Controle Social para uma Gestão Cidadã.
Neste encontro sobre o Transporte Escolar, a Secretária de Educação Marly Monteiro participou como palestrante do encontro inicial e de forma transparente falou sobre o funcionamento do programa no municÃpio, destacando sobre os recursos do PNATE; o programa Caminho da Escola e os Cuidados na prestação de contas. “O programa tem como objetivo a garantia do acesso e a permanência dos alunos nos estabelecimentos escolares residentes em área rural que necessitem de transporte escolar, estendendo também aos residentes na zona urbanaâ€, frisou a secretária.