GOVERNO FEDERAL
O Governo Federal oferece mais de 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil. Com o objetivo de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os cantos do país, os profissionais poderão atuar em 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do território brasileiro. No Tocantins, são ofertadas vagas em 70 cidades. Destas, 22 são do Bico do Papagaio.
O programa substituirá gradativamente o Projeto Mais Médicos para o Brasil no provimento desses profissionais para a Atenção Primária à Saúde (APS), a principal porta de entrada do SUS.
Algumas das novidades são a oferta de formação em medicina de família e comunidade aos médicos selecionados, a avaliação de desempenho, a possibilidade de contratação por meio de regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade dos médicos), e a gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena.
É necessário que os gestores de saúde dos municípios elegíveis façam a adesão ao Médicos pelo Brasil para ter a possibilidade de receber os profissionais.
Os munícipios foram escolhidos levando em consideração a alta vulnerabilidade e vários estão em áreas rurais remotas. O objetivo é incentivar a contratação de médicos para essas localidades.
Confira aqui a relação de municípios de todo o Brasil aptos para participação no Programa Médicos pelo Brasil.
Municípios do Bico do Papagaio aptos