DO TRE-TO
As ações de conscientização fazem parte do programa permanente “Agentes da Democracia”.
Conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir os jovens, de forma social e política. Esse é o propósito do programa permanente “Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis levou o programa até os jovens dos municípios de Santa Terezinha do Tocantins, Angico, Luzinópolis, Aguiarnópolis e Nazaré. Ao todo, a ação alcançou 458 estudantes.
Escolas
No Colégio Estadual Doutor José Feliciano Ferreira, em Santa Terezinha do Tocantins, 33 estudantes participaram da atividade; já em Nazaré, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, foram 74 alunos.
Em Angico, 107 estudantes do Colégio Estadual Dulce Coelho estiveram presentes na ação; no Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis, foram 108 alunos; e no município de Luzinópolis, participaram da ação 136 estudantes do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O programa
O “Agentes da Democracia” teve início em 2018 ainda como projeto, mas foi instituído em 2019 como programa permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins. O programa tem importância fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade democrática.
Realizado por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE), as atividades nas escolas contam com palestras que dialogam sobre a importância do voto e da participação política, além de atividades interativas como: jogo de tabuleiro, eleições simuladas na urna eletrônica e, principalmente, alistamento eleitoral.