SECIJU
O objetivo é fomentar a adesão dos municípios em projetos de reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio de capacitação, profissionalização e trabalho.
Com o objetivo de fomentar a participação dos municípios na adesão a programas de reinserção social de pessoas privadas de liberdade, por meio da profissionalização e do trabalho, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de servidores da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, participou de uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores do Município de Cachoeirinha do Tocantins, na última semana, para apresentar o Programa Novo Tempo e Reeduca Tocantins aos secretários municipais e vereadores do município.
Os dois Programas integram um dos eixos do Plano de Reestruturação, Reaparelhamento e Readequação do Sistema Penal do Tocantins voltados a pessoas privadas de liberdade em todas as unidades penais para capacitação, profissionalização e trabalho por meio da mão de obra de custodiados, como explica o Superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves.
“Nosso objetivo é ter um espaço Multiuso do Programa Novo Tempo e uma fábrica de produção de blocos e artefatos de concreto em cada unidade penal, em parceria com os municípios e instituições, além da oferta de trabalho de reparos e reformas em escolas estaduais e órgãos públicos municipais. E a apresentação desse trabalho feito pela Gerência busca fortalecer parcerias nos municípios, sinalizando que o Sistema Penal está à disposição de toda sociedade com utilização da mão de obra penal”, frisou o superintendente.
A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, Renata Duarte, explica que a ações como essa geram aproximação com os municípios no fortalecimento e ampliação dessas parcerias entre Governo e prefeituras. “Fomos convidados pelo Executivo municipal para apresentar o Programa Novo Tempo e o Reeduca Tocantins promovidos pela Seciju, por meio do Sistema Penal tocantinense, em benefício aos municípios com a mão de obra carcerária. De início, essa Unidade Penal é quem vai firmar o acordo de cooperação com o município por já dispor de uma fábrica de artefatos de concreto”, falou.
Moção de Aplausos pelo serviço relevante da Unidade Penal
Ainda durante a sessão houve uma homenagem dos vereadores da Câmara municipal ao chefe da Unidade de Tratamento Penal do Barra da Grota, Paulo Freitas, que recebeu uma Moção de Aplausos pelos serviços relevantes prestados à comunidade local à frente da Unidade Penal.
O chefe falou sobre a homenagem e o trabalho desenvolvido por meio dos dois Programas. “Fiquei muito feliz em receber essa homenagem da Câmara do município onde nasci e porque, de alguma forma, estamos contribuindo com projetos que fomentam a reinserção social de pessoas em privação de liberdade, levando apoio aos municípios com o trabalho de custodiados, que é um dos compromissos dos policiais penais do Tocantins”, declarou.