Facebook
26/09/2023 - 09h53m

RISCOS OCUPACIONAIS

Projeto da Unitins alcança trabalhadores da UPA de Augustinópolis

Por Bico 24 Horas

Professora e acadêmica de Enfermagem se propõem a auxiliar servidores na prevenção dos riscos ocupacionais.

Parte da equipe da UPA durante apresentação do projeto (Foto: Ananda Portilho)

Mais de 80 trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis serão acompanhados durante o projeto de extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis “Saúde, Segurança e Cuidado: atuação da enfermagem na prevenção dos riscos ocupacionais”, desenvolvido pela professora mestra Janayna Araújo e pela acadêmica do 4º período de Enfermagem Evilly Amanda Mota.

O acompanhamento será realizado em um período de 12 meses, alcançando toda a equipe multiprofissionais da unidade de saúde. O objetivo do projeto é mapear os riscos ocupacionais experimentados pelos servidores da UPA e com base nesses dados promover um curso sobre os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho da Unidade para conscientizar e prevenir acerca dos acidentes de trabalho.

A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex). A primeira reunião ocorreu no dia 22 de setembro, com parte da equipe. O coordenador da UPA, José Avelino Soares, destacou que “os riscos ocupacionais existem e o projeto vai nos ajudar a identificar possíveis falhas e propor soluções para elas. Essa parceria [entre a Unitins e a Secretaria Municipal de Saúde] é muito positiva porque ganha o aluno que pode adquirir experiência profissional e ganha a unidade”, pontuou.

Entre os riscos ocupacionais existentes podem-se elencar o químico, mecânico, o risco biológico, ergonômico e o físico. A acadêmica Evilly Amanda Mota comentou que “os riscos ocupacionais existem em todas as profissões, mas, principalmente, na área da saúde, especificamente em unidades de saúde. Esses profissionais estão expostos a esses riscos e muitos não sabem sequer que eles existem. Nosso desafio é promover as ações de educação em saúde de modo a orientá-los”, assinalou.

A primeira reunião também foi acompanhada pela professora mestre Janayna Araújo. “A Unitins não faz extensão sozinha. Precisa desses espaços, de instituições para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão. Estou muito feliz que o projeto foi contemplado [no Pibiex]”, comentou a professora que decidiu fazer essa proposição após conhecer parte dos trabalhadores da UPA. A professora Janayna ministra a disciplina de Saúde e Segurança do Trabalhador, no curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis.

A professora Janayna Araújo e a acadêmica Evilly Amanda durante reunião do projeto na UPA (Foto: Ananda Portilho)

Primeira reunião serviu para apresentação do projeto e escuta da equipe multidisciplinar (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS