FESTAS JUNINA
Iniciativa faz parte do projeto voltado para empreendedorismo juvenil.
O clima de festa junina invadiu o Cais do Porto da cidade de Araguatins, na quinta-feira, 22. Com realização da II edição do Arraiá Sabor e Arte, que teve início às 17h. O evento foi a culminância do projeto de ensino: “Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida” realizado pela unidade de Araguatins do IFTO, em parceria com o Sebrae e com a Prefeitura de Araguatins.
Quem prestigiou o evento pode conferir as barracas de comidas típicas organizadas pelos estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação da unidade de Araguatins. Além disso, foi possível adquirir artesanato e outros produtos, na exposição promovida pelos empreendedores locais. E teve, também, apresentações das quadrilhas: Arraiá do Denise-os desengonçados, Arraiá juntos e misturado e Grupo de dança do IFTO: Artdance. A animação musical ficou por conta da Orquestra do CPM, Luan do Forró, Getúlio Carneiro e sanfoneiro Antônio Borges e o forró das antigas, Garoto do Swing e Thiago Marques.
Lucinalva Ferreira, coordenadora do projeto de empreendedorismo juvenil, explica que a iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes vivências empreendedoras por meio de procedimentos, que possibilitem o ingresso a experiências técnicas e tecnológicas, bem como a ampliação de competências profissionais. De acordo com a coordenadora, durante o Arraia Sabor e Arte, os estudantes têm vivências de práticas empreendedoras, desde a organização do local, passando pela busca de parcerias, até a comercialização de produtos.
Já a analista de negócio do Sebrae-TO e parceira do projeto, Juliana Prediger, aproveitou o momento para frisar a relevância de ações educativas voltadas para o empreendedorismo.“Nós, por meio da educação empreendedora, acreditamos que imersão das competências empreendedoras no contexto escolar promove a transformação da realidade da sociedade, pois contribui com a geração de emprego e renda, para a que as pessoas descubram o melhor que podem ser, e hoje nesse ambiente, nós podemos perceber o protagonismo dos estudantes. Eles trouxeram inovação, originalidade. Trouxemos para o Cais da cidade, muito entretenimento, cultura com música local e artesanato”, disse Juliana.
O projeto de ensino encontra-se no seu segundo ano de execução, com parte de suas atividades, os estudantes das Licenciatura em Ciências Biológicas e Computação e do curso Técnico em Agropecuária participaram de Workshops sobre a importância da gestão financeira para a elaboração de um projeto de vida.