IFTO
Ciente dos benefícios da coleta seletiva, foi desenvolvido no Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o projeto de extensão “Incentivando a implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis.
O projeto tem como finalidade promover a inclusão social, a melhoria das perspectivas de trabalho e produção dos catadores e o redesenho do processo de produção bem como o aumento da capacidade produtiva dos catadores.
A primeira atividade do projeto foi uma reunião para apresentá-lo e realizar cadastro dos catadores e comerciantes de materiais recicláveis. Em seguida foi iniciada a oferta de capacitação aos catadores, para que os mesmos saibam o que é, como funciona e quais as diferenças entre cooperativa e associação.
Segundo a coordenadora do projeto, Raimunda Vieira, a iniciativa foi idealizada após a implantação do primeiro posto de coleta seletiva em Araguatins, que para otimizar seu funcionamento depende da criação de uma cooperativa ou associação de catadores.