Facebook
31/05/2022 - 14h24m

CÂMPUS AUGUSTINÓPOLIS

Projeto de extensão da Unitins promove capacitação de agentes de saúde em Praia Norte

Ao longo das aulas e palestras, os profissionais foram orientados em relação a doenças como Toxoplasmose, Dengue, Esquistossomose, Malária, Doença de Chagas e Leishmaniose, além de orientações sobre primeiros socorros e sinais vitais

Liga Acadêmica da Unitins Câmpus Augustinópolis realiza capacitação para agentes comunitários em Praia Norte (Foto: Ananda Portilho)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Liga Acadêmica de Estudos Morfofuncionais (Laem), promoveu a capacitação de 30 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município de Praia Norte, Extremo-Norte do Estado. A liga é um projeto de extensão do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis e está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

O “Curso de capacitação em doenças endêmicas e negligenciadas no Bico do Papagaio” teve duração de 10 encontros. Ao longo das aulas e palestras, os profissionais foram orientados em relação a doenças como Toxoplasmose, Dengue, Esquistossomose, Malária, Doença de Chagas e Leishmaniose, além de orientações sobre primeiros socorros e sinais vitais.

A ação foi coordenada pela professora do colegiado de Enfermagem Márcia Guelma e ocorreu com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Norte por meio da Diretoria de Saúde. O encerramento do curso de capacitação ocorreu na última sexta-feira, 27, na Câmara Municipal da cidade.

Para a agente comunitária de saúde Cleia Pereira de Oliveira, a ação potencializou os conhecimentos que os profissionais já possuíam. “Foi muito bom. Pudemos ter mais conhecimento, o que aumentou a nossa capacidade de atuação quando chegarmos em cada uma das casas e conversarmos com os moradores. Me sinto mais capacitada”, destacou.

A acadêmica do 5º período de Enfermagem e integrante da liga, Cianny Ximenes,diz que a organização e participação do curso foi positiva para acadêmicos e agentes. “Como nós organizamos as palestras junto com os professores, aprendemos tanto a parte da organização, como os conteúdos em teoria e prática. Para eles [agentes] também é benéfico porque eles tiveram a oportunidade de aprender mais e vão poder executar esses conhecimentos na prática, o que significa que eles estão aptos para identificarem sinais e sintomas das doenças abordadas e, consequentemente, podem colaborar para a notificação dos casos da cidade e melhorar a promoção de saúde para a população”.

Para a diretora de Saúde do município, Glaucineide Alves Gomes, a ação foi muito importante. “Quando nos apresentaram o projeto, aceitamos logo, por entender a importância dessa capacitação para os nossos profissionais. A Secretaria de Saúde já tem uma parceria estabelecida com a Unitins para facilitar e viabilizar essas ações. Outros projetos já estão sendo implementados e a Unitins e a comunidade só têm a ganhar com todas essas ações desenvolvidas”, destacou a gestora que também é acadêmica de Enfermagem da Unitins.

Quando a Unitins realiza projetos de extensão, ela demonstra sua reponsabilidade social. E projetos como esse da Laem vem reforçar o nosso compromisso com a sociedade, então, os resultados são bem importantes para a universidade e para a comunidade, mas para nós da universidade é maravilhoso, uma vez que trabalhamos de forma a fomentar cada vez mais projetos que alcancem a sociedade e dessa forma a Unitins vai se tornando presente em todos os lugares”, destacou a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente.

Parte dos agentes que participou do curso de capacitação durante o evento de encerramento (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS