UNITINS
Ação é vinculada ao projeto “Saúde, Segurança e Cuidado: atuação da enfermagem na prevenção de riscos ocupacionais”.
Os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis participaram de uma manhã relaxante promovida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis por meio do projeto de extensão “Saúde, Segurança e Cuidado: atuação da enfermagem na prevenção de riscos ocupacionais” em parceria com o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
As duas iniciativas são vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex). A manhã relaxante ocorreu no dia 23 de novembro com massoterapia, ventosaterapia e auriculoterapia. “É muito gratificante participar, ser bem atendido, poder dar uma desestressada, relaxar... Para a questão emocional e psicológica também ajuda bastante. Vi que realmente é muito importante e, se eu pudesse, faria pelo menos uma vez a cada 15 dias”, comentou o médico Wellington Carlos da Silva.
Seu José Paulo de Sousa trabalha na recepção e também participou da programação oferecida. “Foi muito bom, muito maravilhoso. Espero que esse projeto continue, que a gente possa ter outras oportunidades de participar, fazer uma massagem igual a essa que acabei de fazer. Só tenho a agradecer ao pessoal da Unitins”, disse o servidor.
O feedback da médica Denise Ferreira foi positivo. “Foi uma manhã muito proveitosa, maravilhosa, com esse momento que a Unitins nos proporcionou. É de suma importância para os profissionais que aqui trabalham. Nós vivemos muita tensão durante o exercício do nosso trabalho, então foi um momento especial”, contou a doutora.
Para a professora Janayna Araújo, professora orientadora do projeto de extensão desenvolvido na UPA, “a Unitins não faz extensão sozinha. Precisa desses espaços, de instituições para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão”. A docente esteve durante o atendimento juntamente com a bolsista Evilly Amanda Mota, com o professor Dimitre Pereira, coordenador do ambulatório e com os acadêmicos voluntários.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, destacou que “Os projetos de extensão têm conquistado um papel significativo nas universidades, sendo essenciais para acadêmicos e comunidade. Ao promover a interdisciplinaridade e interação com o público externo, esses projetos integram ensino, pesquisa e extensão, gerando impactos notáveis na formação estudantil e na transformação social”, finalizou.