Facebook
29/01/2018 - 19h52m

PROJETO DE EXTENSÃO

Projeto desenvolvido com detentos de Tocantinópolis dará origem a clube da leitura

Redação

Representantes de instituições parceiras no projeto participam da inauguração do espaço

A Cadeia Pública de Tocantinópolis conta com novo espaço educacional destinado à escrita e a leitura. A inauguração foi no último dia 25, mas o desenvolvimento de atividades educativas na cadeia teve início em junho de 2017, por meio do projeto de extensão intitulado “Biblioteca e remição de pena por leitura e estudo: construindo o espaço educativo da cadeia pública de Tocantinópolis”. Essa iniciativa poderá resultar em um clube de leitura.

A proposta foi iniciar tal processo por meio da promoção de oficinas de leitura e escrita e, em paralelo, também dar início à organização do espaço educativo e de uma biblioteca na unidade prisional, com vistas à remição de pena. As oficinas atenderam dez pessoas privadas de liberdade, inicialmente, em caráter experimental. Também foram oferecidas aulas de alfabetização por meio do Programa Brasil Alfabetizado.

No início de novembro de 2017, o projeto foi apresentado na quarta edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SIEPE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, e premiado como melhor projeto de extensão. Como desdobramento do projeto, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2017, foi realizado o 1º Encontro de Educação em Contexto de Privação de Liberdade, no qual foi possível socializar as atividades desenvolvidas na unidade prisional e promover a discussão com a comunidade interna e externa à universidade.

O acervo de livros da biblioteca conta, atualmente, com 502 livros, todos adquiridos por meio de campanha de arrecadação, sendo 297 deles arrecadados ao longo do evento organizado em dezembro.

Além disso, a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) doou carteiras, enquanto a Prefeitura de Tocantinópolis doou dez computadores e o MPE, por meio de recurso do juizado criminal, providenciou a mobília necessária para alocar os livros e computadores.

A previsão para 2018 é que a partir de fevereiro sejam iniciadas aulas do Ensino Fundamental e Médio por professores da rede pública de ensino vinculados às duas “escolas-mães” e que em abril sejam concluídas as aulas do Programa Brasil Alfabetizado.

O segundo módulo do projeto de extensão da UFT, intitulado "Clube de leitura e escola: consolidando o espaço educativo na cadeia pública de Tocantinópolis", será desenvolvido por meio da criação de um clube de leitura, no intuito de contribuir para o processo de remição de pena por leitura e por meio do suporte à abertura de salas de aula da EJA na unidade.

O projeto foi concebido pela professora Aline Campos, do curso de Pedagogia UFT, em conjunto com Vinícius Lima Silva, diretor da referida unidade prisional. Contou também com o apoio e parceria do Ministério Público do Estado do Tocantins, da Secretaria de Cidadania e Justiça, da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes e da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS