"MEDICINA ESPORTIVA E SAÚDE"
O projeto “Medicina Esportiva e Saúde” tem a participação do grupo “Idosos em Movimento” da Unidade de Saúde da Família IV.
O curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, deu início ao projeto “Medicina Esportiva e Saúde” na última quinta-feira, 22, com a realização das primeiras atividades com um grupo de 27 idosos que fazem parte da iniciativa “Idosos em Movimento”, ligado à Unidade de Saúde da Família IV, de Augustinópolis.
A iniciativa universitária é um projeto de extensão que tem como objetivo estimular a prática do esporte e promoção de saúde na terceira idade, consequentemente, atuando para o autocuidado por parte dos idosos assistidos. O grupo passou por triagem com aferição da pressão arterial, além de assistir palestras sobre os riscos das quedas, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Para compreender melhor como evitar possíveis quedas, os idosos participaram de uma dinâmica e puderam compartilhar seus relatos e experiências.
Para a aposentada Orsina de Fátima Santos Rocha, de 64 anos, integrante do “Idosos em Movimento”, a ação foi proveitosa. “Foi uma ótima experiência, principalmente, porque atrás de um idoso costuma ter uma família inteira. E o que a gente aprendeu através dos alunos de Medicina foi muito importante para o nosso dia a dia, além dos cuidados físicos que precisamos ter para evitar quedas, também ficamos informados sobre alimentação saudável e até algumas doenças que a gente pode ter por falta dessa alimentação. Pretendo continuar vindo nas próximas ações”, contou.
O seu Cícero Moura, de 71 anos, também participou ativamente da programação e aprovou as atividades. “Eu gostei da presença dessa turma de futuros médicos, gostei do atendimento e aprendi que a gente tem que ter muito cuidado para evitar as quedas, porque gente velha sempre acaba caindo. Quero vir nas próximas, se Deus quiser”, comentou o aposentado.
O projeto Medicina Esportiva e Saúde está sendo coordenado pela professora Beatriz Roriz juntamente com dez acadêmicos de Medicina da Unitins, que foram selecionados. A proposta é promover encontros quinzenais sobre assuntos diversos com vários profissionais como médico, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física e aplicadores de práticas integrativas. A iniciativa também conta com a colaboração do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis.