SEBRAE
Em cerimônia na cidade de Paraíso do Tocantins, as formandas serão certificadas em gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil.
De acordo com o dicionário, empreendedora é aquela pessoa que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades e, principalmente, aquela que realiza. E neste dia 28 de setembro, 131 mulheres de treze municípios do Vale do Araguaia irão realizar seus primeiros feitos no mundo dos negócios. Estas mulheres serão diplomadas e apoiadas com kits profissionalizantes pelo projeto Força Mulher. A solenidade será em Paraíso do Tocantins, no Solar Acqua Park, a partir das 18h.
A oradora da turma, Martinha Marques, é moradora do assentamento P A Loroty no município de Lagoa da Confusão e detalha a expectativa para a noite da formatura. "Estou muito ansiosa para receber o certificado e os materiais trabalhistas, que vão me ajudar a colocar em prática tudo aquilo que aprendi no curso de porcelanato. Agradeço imensamente ao Sebrae por todo o apoio do início ao fim dessa jornada”, enfatiza.
Sirlene Martins, gerente do Sebrae em Paraíso, destaca o orgulho da instituição em cumprir com sua missão de apoiar e amparar as empreendedoras. “Ver a vitória destas mulheres que passam por tantos desafios, vivendo em vulnerabilidade, e que mesmo assim se dedicaram a se capacitaram para incrementar a renda familiar é algo que nos traz muita alegria”, frisa.
Projeto Força Mulher
Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios. O Força Mulher tem como parceiro as Prefeituras Municipais, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac, Sistema Faet/Senar.