Nos meses de agosto e setembro o projeto de extensão "Mãos Amigas", realizado por membros do programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) promoveu cursos sobre: gestão adequada dos resÃduos gerados, qualidade de vida e manuseio de produtos quÃmicos de limpeza.
Os cursos foram ministrados respectivamente pelos professores: Kátia Paulino, Gilvanio Alves e Rosagêla Martins aos colaboradores terceirizados da unidade de ensino.
De acordo a coordenadora do projeto, Raimunda Vieira, ele nasceu a partir da necessidade envolver colaboradores terceirizados com as atividades desenvolvidas pela A3P no campus, tornando as ações mais efetivas, possibilitando assim, uma internalização dos conceitos socioambientais.
Para a professora Kátia Paulino, que ministrou o curso sobre gestão adequada de resÃduos sólidos, o envolvimento dos terceirizados nas atividades da A3P é importante, uma vez que todo o serviço de limpeza e conservação no Campus Araguatins é terceirizado. Segundo a professora, no desempenho de suas atividades esses profissionais assumem grandes responsabilidades ambientais, pois todos, em maior ou menor grau, se envolvem no processo de destinação dos resÃduos gerados; uso de energia elétrica, água e bens públicos.
Já o professor Gilvanio Alves, que ministrou um curso de qualidade de vida, defende que a atividade extensiva, voltada para os terceirizados, interfere diretamente na autoestima, portanto, com a autoestima elevada, o trabalho rende mais e os casos de afastamento reduzem drasticamente.
Para professora Rosagêla Martins, que conduziu o curso sobre manuseio de produtos quÃmicos de limpeza, a iniciativa capacitaria os terceirizados para a execução do trabalho com maior eficiência, economicidade e preservação da própria saúde e das demais pessoas com as quais convivem.
O próximo curso oferecido pelo projeto Mãos Amigas aos terceirizados será sobre uso racional dos recursos naturais e bens públicos.