ENTRE JULHO E AGOSTO
Nossa Energia atende famílias em vulnerabilidade social com doação de lâmpadas de Led, lazer e orientações para redução de consumo elétrico.
Entre julho e agosto, os caminhões do projeto Nossa Energia visitarão os municípios de Nazaré, Buriti do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Sítio Novo, Miranorte, Rio dos Bois, Paranã, Aurora do Tocantins, Guaraí e Porto Nacional. De janeiro a junho deste ano, o caminhão do projeto já circulou por 26 municípios tocantinenses levando orientação de uso consciente de energia elétrica, ações educacionais e doação de lâmpadas de baixo consumo. Ao todo, cerca de 8 mil famílias já foram beneficiadas pelo projeto no primeiro semestre. Agora, a expectativa é que mais de 2 mil famílias sejam atendidas nas 10 cidades que receberão o projeto até o mês que vem.
“A partir do dia 26, nossas equipes estarão em campo para atender mais famílias com o objetivo de promover a conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica”, afirma o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Júnior.
Além da troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas de LED, a programação do projeto conta com a disseminação de informações sobre consumo consciente, realização de palestras educativas e de sessões de cinema gratuito para a comunidade. Como parte das ações educativas, o caminhão do projeto Nossa Energia é equipado com experimentos elétricos e palco para conscientizar de forma lúdica e interativa sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.
“Com as lâmpadas de LED instaladas em casa, essas famílias conseguem uma economia de até 80% em comparação às luminárias incandescentes e de 30% em relação às fluorescentes. Além disso, as lâmpadas antigas são recolhidas para o descarte correto, evitando que sejam jogadas no lixo comum e contaminem o meio ambiente”, enfatiza o analista.
O projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa e todas as atividades seguem os protocolos de saúde visando a não disseminação do coronavírus.