Combater o assoreamento dos leitos dos mananciais que abastecem o estado. Este é o objetivo do projeto Nascente Viva, que está recebendo propostas para financiar ações de preservação ambiental nas sete bacias hidrográficas do Tocantins.
O recurso, na ordem de Rudo milhão, é do Fundo Estadual de Recursos HÃdricos (FERH) para apoiar iniciativas de recuperação e revitalização de nascentes ou olhos d´água que sejam de importância socioeconômica e ambiental para as bacias hidrográficas, capacitação e educação ambiental. Cada projeto aprovado terá até R0 mil reais para desenvolver as ações de preservação.
De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Recursos HÃdricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semades), Aldo Azevedo, o plano de recuperação das nascentes atuará em três frentes básicas. A primeira trata da realização do cercamento da área da nascente dos mananciais. A segunda ação é a de efetuar o repovoamento com espécies nativas; e a terceira é dar ênfase ao trabalho de educação ambiental com a população local. “O nosso objetivo é recompor as nascentes, responsáveis pela geração da água e, consequentemente a vidaâ€, afirmou o diretor.
Aldo Azevedo ainda ressaltou que o Governo do Estado precisa da participação da sociedade organizada para ampliar o trabalho em todas as regiões do Tocantins, nas bacias do Rio Formoso, do Entorno do Lago, do Rio Manuel Alves, do Rio Palma, dos Rios Lontra e Corda, do Rio Balsas e do Rio São Valério. “Pelo menos dez Organizações Civis de Interesse Público (OCIP) já elaboraram projetos e os interessados têm até o dia 25 de abril para inscrever as iniciativasâ€, explicou o diretor.
Inscrições
Podem participar da seleção organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) ou organizações não governamentais (ONG), que tenham atribuições regimentais e estatutárias voltadas à temática ambiental.
Os projetos devem ser protocolados na sede da Semades. O regulamento e os formulários estão disponÃveis no site www.semades.to.gov.br.