A partir desta segunda-feira, 16, até a próxima sexta-feira, 20, técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) visitam várias comunidades rurais nos municÃpios de Riachinho e Nazaré. O objetivo é vistoriar as obras dos projetos de agricultores familiares, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário Estadual (PNCF).
As obras que estão em andamento são: construção de unidades habitacionais, cisternas, cercas para preservação de áreas ambientais, além de confirmar a entrega de kit de ferramentas (enxadas, foices, machado, carro de mão e outros), oportunizando aos agricultores a criação de aves caipiras e abelhas, formação de pomares e conservação ambiental, entre outros.
Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Gleison Dias da Rocha Farias, todo o material já foi entregue aos produtores rurais. “Agora vamos acompanhar as obras, ver como estão sendo utilizados materiais e orientar os produtores rurais no que necessitaremâ€, esclareceu.
As comunidades a serem acompanhadas são as associações dos Pequenos Agricultores da Agricultura Familiar Ponta do Asfalto, dos Pequenos Produtores Rurais Vale do Garimpinho, dos Pequenos Produtores Rurais Maria de Nazaré, dos Pequenos Produtores Rurais de Luzinópolis, dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Piranha, dos Trabalhadores Rurais Vale do Rio Corda. Ao todo serão visitadas 189 famÃlias de agricultores.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário da Seagro, Erismar Sousa Lima, o trabalho é realizado continuamente pelo Governo do Estado. “Esse ano, várias associações foram monitoradas em diversos municÃpios: Palmas, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo, Cristalândia, Nazaré, Riachinho, Piraquê, Ponte Alta do Tocantins, Novo Jardim e Miranorteâ€, afirmou.
Programa PNCF
Conjunto de ações que visa, por intermédio de crédito fundiário, a promoção do acesso a terra e investimentos básicos e produtivos, que permitem estruturar os imóveis adquiridos com recursos do Fundo da Terra e da Reforma Agrária.
O programa iniciou no Tocantins em 2002.