DEBATE
Na última quinta-feira, 5, o promotor de Justiça Saulo Vinhal, em conjunto com o juiz eleitoral Arióstenis Guimarães Vieira, visitou a Terra Indígena Apinayé, situada no município de Tocantinópolis, para debater sobre inclusão sociopolítica, cidadania e demandas estruturais.
Durante a visita à Escola Estadual Indígena Mãtyk, foram relatados problemas referentes à defasagem dos computadores da sala de informática, à baixa pressão da água nos banheiros, à falta de manutenção de transporte escolar, à necessidade de construção de muro e de quadra de esportes, à demora em regularizar o pagamento de salários dos professores.
Foram apresentadas ainda reivindicações quanto a estradas vicinais, aterro sanitário, profissionais de saúde, acesso a água potável, cursos técnicos profissionalizantes, prestação de contas de recursos financeiros e retificação de nomes.
A reunião teve por objetivo final escolher lideranças indígenas para participar de evento, em Palmas, nos dias 17 e 18 deste mês, sobre a participação dos povos indígenas no processo eleitoral.