MPTO
A Promotoria de Justiça de Itaguatins contará em breve com uma nova sede. Durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 16, na Prefeitura de Itaguatins, foi oficializada a doação de um terreno de 2 mil metros quadrados, destinado à construção da sede própria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) na comarca.
A cerimônia contou com a presença do procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; da prefeita Maria Ivoneide Matos Barreto; do promotor de Justiça de Itaguatins, Elizon de Sousa Medrado; da chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula; além de autoridades locais.
O terreno encontra-se localizado a 100 metros do Fórum e vai abrigar uma construção ampla e moderna, cujas obras deverão ser iniciadas já no ano de 2020, conforme informou José Omar. Ele destacou ser este um dos últimos atos da sua gestão. “O recurso para a construção da Promotoria de Itaguatins já está assegurado no orçamento e a previsão é de que a obra tenha início em 2020”, enfatizou o PGJ.
Promotor de Justiça titular em Itaguatins desde 2015, Elizon Medrado ressaltou o trabalho do procurador-geral enquanto chefe do MPTO, em especial na estruturação das promotorias de Justiça do interior. “A população precisa de um espaço melhor, pois vamos dobrar o atendimento e este crescimento requer uma estrutura adequada”, destacou, considerando a previsão de extinção da Comarca de Axixá.
Além de Itaguatins, a Comarca abrange os municípios de São Miguel do Tocantins e Maurilândia do Tocantins. Com a extinção da Comarca de Axixá, os municípios de Axixá e Sítio Novo passarão a também ser atendidos pela Promotoria de Itaguatins.
A prefeita Maria Ivoneide agradeceu a deferência à cidade e ao povo de Itaguatins, falou da importância da permanência da comarca, que contribui para o desenvolvimento da cidade, e também elogiou o trabalho e a carreira de José Omar desde o início do Estado. “Não medimos esforços para atender à demanda do MPTO, pois esta é uma obra que vai engrandecer a nossa cidade”, considerou.
Visitas
Durante sua passagem pelo Bico do Papagaio, o procurador-geral visitou as Promotorias de Justiça de Augustinópolis, ocasião em que se despediu do promotor Paulo Sérgio Almeida. Em Araguatins, ele vistoriou as obras da construção da sede das Promotorias de Justiça.