UNITINS
Evento teve como objetivo difundir informações sobre registro de obras intelectuais e incentivar a proteção de ideias e criações no ambiente acadêmico.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou uma palestra sobre Propriedade Intelectual no Câmpus Augustinópolis, na última sexta-feira. O evento foi ministrado pelo professor Nélio Noleto, da Coordenadoria de Incubadoras e Parcerias, e contou com a presença de acadêmicos do Câmpus.
Durante a palestra, os participantes foram orientados sobre o assunto e tiveram a oportunidade de entender melhor sobre a Propriedade Industrial, Propriedade do Direito do Autor e Proteção Sui Generis. O professor Nélio Noleto demonstrou quais as obras intelectuais que podem ser registradas e em quais instituições, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (NPI) e a Biblioteca Nacional. Mais de 30 tipos de obras podem ser registrados.
Para a acadêmica Josimaria Barbosa, do curso de Ciências Contábeis, “a palestra sobre Propriedade Intelectual foi de grande importância para os acadêmicos presentes, trazendo um leque de informações e sanando todas as dúvidas que os participantes tinham. Dessa forma, os acadêmicos podem desempenhar melhor suas atividades com o conhecimento adquirido durante a palestra”.
O #FalaNIT é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica que tem como objetivo difundir a propriedade intelectual, falar sobre empresas juniores e mostrar à comunidade acadêmica o que pode ser registrado. Noleto destacou que a aceitação da palestra foi excelente e que os alunos estão aceitando muito bem as informações compartilhadas.
“O trabalho realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins é importante para aproximar a comunidade acadêmica das atividades do núcleo. Quando se fala em comunidade acadêmica, é importante lembrar que se trata de uma só, independentemente do câmpus. O objetivo é atingir todo o estado do Tocantins com o projeto #FalaNIT. A ação já foi realizada em Araguatins e Augustinópolis e agora seguirá para Paraíso Tocantins. Até o momento, a iniciativa tem sido um sucesso”, comentou Noleto.
A palestra sobre Propriedade Intelectual foi mais uma ação para incentivar a inovação e a proteção de ideias e criações no ambiente acadêmico. A iniciativa é importante para garantir a valorização dos produtos e serviços criados pelos alunos e professores da Universidade.
“Foi um dia muito proveitoso para nossos professores, alunos e técnicos administrativos. Estamos muito felizes e gratos, certos de que toda essa programação vai gerar frutos em um futuro bem próximo”, assinalou a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha.