A Câmara dos Deputados passa a contar com um novo bloco parlamentar, formado pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e pelo PP (Partido Progressista). Com a união das duas bancadas, a nova formação torna-se a terceira maior força polÃtica da Câmara, com 63 deputados.
O novo bloco teve sua criação formalizada nesta quarta-feira, e contou com a participação do presidente da casa Henrique Eduardo Alves, além de vários lÃderes de outros partidos. Também participaram o Presidente Nacional do PROS, EurÃpides Júnior, o Vice-Presidente Nacional e Presidente Regional do PROS no Tocantins, AtaÃdes Oliveira, o Presidente do PP Senador Ciro Nogueira, a Ministra Ideli Salvatti, o lÃder da Agenda Programática na Câmara Federal, Dudu da Fonte, o vice-lÃder Deputado Givaldo Carimbão e o Governador do Ceará Cid Gomes. O lÃder do bloco será o Deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que vinha atuando como lÃder do PP. O lÃder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), ocupará a 1ª vice-liderança.
De acordo com Carimbão, os dois partidos se uniram para atuar conjuntamente na discussão de dois temas: redução da carga tributária e das tarifas telefônicas. “Foi uma agenda programática. Discutimos determinados temas que eram importantes. O Pros tem propostas de redução de impostos sem reduzir receita e fizemos um pacto para discutir as tarifas telefônicas no Brasilâ€, disse Carimbão.
AtaÃdes Oliveira ressaltou a importância dessa união para tratar dos temas defendidos pelo PROS, tanto nacionalmente quanto no Tocantins. “Sem dúvida agora o PROS tem ainda mais força para levar adiante as discussões de interesse do paÃs e, principalmente, do nosso Estado. Nossas principais bandeiras no Tocantins são a redução de impostos e retomada do desenvolvimento econômicoâ€. Afirmou AtaÃdes.
Os principais tópicos elencados na elaboração da Agenda Programática lançada hoje foram: Reforma tributária; Defesa da Saúde; Nova polÃtica sobre drogas; Defesa do consumidor; Resgate da segurança pública; Defesa da famÃlia e Mobilidade urbana com novo conceito de cidade para o Brasil.