QUEIMADAS
As ações de orientação sobre as queimadas foram realizadas em São Miguel, Axixá, Sítio Novo e Araguatins.
Na última sexta-feira, 13, o projeto Foco no Fogo concluiu mais uma semana de visitas às propriedades localizadas na zona rural do Tocantins. Desta vez, foram atendidos os municípios de São Miguel, Axixá, Sítio Novo e Araguatins, todos no Bico do Papagaio. O objetivo do Projeto é repassar orientações sobre os riscos e prejuízos que as queimadas nesse período do ano podem causar para a saúde das pessoas, bem como aos recursos naturais do Estado.
O projeto Foco no Fogo está percorrendo o Tocantins desde último mês de junho por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e seus parceiros, membros do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo).
Conforme a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,Miyuki Hayashida, a parceria entre as instituições é de fundamental importância para o Projeto. “As ações contam com o apoio de representantes da iniciativa privada e dos servidores de órgãos estaduais ligados à proteção ambiental. Tais medidas foram planejadas segundo determinação do governador Mauro Carlesse. As visitas são resultado da eficiência e eficácia no planejamento de todos os envolvidos. Para que a cada ano, mais pessoas possam ser atendidas e recebam as orientações sobre o fogo”, disse.
No total, já foram atendidos 31 municípios que apresentaram índices de queimadas no ano de 2020, de acordo com o ranking do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dados consolidados do Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (Cemaf/UFT).
No dia 19 de julho deste ano, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), a Portaria n° 118, que suspendeu a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no Estado do Tocantins, no período entre 20 de julho e 20 de novembro de 2021. A Portaria não se aplica às ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas exclusivamente nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins.
A diretora de Desenvolvimento Sustentável da Semarh e coordenadora da parte logística das ações, Karynne Sotero, destaca que “chegar aos lugares mais distantes para orientar os moradores sobre os perigos das queimadas nessa época do ano, é uma das marcas do Projeto que percorre em alguns municípios mais de 100 quilômetros nas rotas em um único dia. Dessa forma planejada está sendo possível conscientizar cada vez mais pessoas”.
O município de São Miguel do Tocantins recebeu as equipes do projeto e, segundo o prefeito Alberto Moreira, as queimadas são poluentes e causa muitos danos. “Nesse momento o risco de incêndios é muito alto. E a iniciativa do Governo do Tocantins, através das instituições parceiras mobilizadas aqui na região para conscientizar as pessoas sobre as políticas públicas, como o projeto Foco no Fogo, para prevenir as queimadas é muito importante”, pontuou.
A dona de casa Elizângela Oliveira, moradora da zona rural de São Miguel do Tocantins, recebeu uma das equipes do projeto Foco no Fogo e apontou os benefícios dos esclarecimentos. “É comum que nessa época do ano, a gente fique um pouco mais apreensiva com o fogo, que pode entrar na nossa casa. Mas hoje com a visita do Projeto na nossa região, estamos mais atentos e vamos repassar para os nossos vizinhos as informações que recebemos”, mencionou.
No município de Axixá, o secretário do Meio Ambiente, Ivaldo Castanheira, destacou que foi extremamente importante a visita das equipes nos povoados e assentamentos. “Estamos confiantes que a presença do projeto Foco no Fogo na nossa região vai trazer muitos benefícios em relação à diminuição das queimadas. A população recebeu materiais informativos que vão ajudar na prevenção dos incêndios no nosso município”.
Ainda em Axixá, o produtor rural João de Jesus Costa, afirmou que as queimadas apresentam muitos riscos para a saúde da população que mora distante da zona urbana. Ele fala que tem problemas respiratórios. “Eu tenho asma, com a fumaça das queimadas a situação fica ainda mais complicada. Os incêndios aqui nas proximidades da minha propriedade trazem muitos prejuízos, disse”.
Em Sítio Novo, as equipes do Foco no Fogo também percorreram a zona rural levando orientações. De acordo com o prefeito Alexandre Farias, esse período do ano está muito seco. “Essa visita das equipes é muito importante, já que trouxeram a Educação Ambiental e explicaram aos nossos proprietários rurais os cuidados que devem ter com os focos de calor. Além de esclarecer sobre a dificuldade em apagar o fogo descontrolado e os prejuízos que as queimadas podem gerar”.
A aposentada Maria de Jesus Ferreira, que mora na região de Sítio Novo, foi orientada pelas equipes do projeto a evitar o fogo no fundo do quintal e destacou a importância das informações. “Nós já deixamos de colocar fogo nas folhagens aqui na nossa propriedade há muito tempo. E com essas informações que tanto a gente, quanto os nossos vizinhos receberam, ficamos mais tranquilos. Espero que todos se sensibilizem para que possamos diminuir os focos aqui nas proximidades”, afirmou.
Em Araguatins o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Valdinede Sousa, destacou que o projeto Foco no Fogo que a Semarh, por meio do Governo do Tocantins, leva aos municípios é muito relevante. “Temos 85% da nossa agricultura familiar. Essa ação de conscientização vai chegar nessas pessoas e refletir na diminuição das queimadas”. Ainda de acordo com o secretário, o executivo municipal conta com as lideranças políticas da Câmara de Vereadores que vão dar suporte na área rural na parte de comunicação com a população local.
O senhor João Lopes da Silva, que é agricultor da zona rural do município de Araguatins, frisou que o trabalho desenvolvido tende a dar bons resultados e deve diminuir os índices de queimadas. “Afinal, as equipes esclarecem dúvidas e ainda fornecem material informativo e educativo sobre o fogo”, ressaltou.
Entre as ações de prevenção às queimadas, a Semarh publica o Boletim Diário de Riscos de Queimadas e possui também o WhatsApp Consciente. Por meio do número 9 9988.0030, o cidadão poderá ligar para ter informações ou fazer qualquer denúncia sobre crime ambiental.
Parceria
Junto às atividades do projeto Foco no Fogo, vem sendo realizada ação de assistencialismo, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que entregam cestas básicas com alimentos e kits de prevenção contra o novo Coronavírus, causador da Covid-19, que contêm máscaras descartáveis e álcool em gel para famílias carentes da zona rural.
Além dos servidores da Semarh, participaram das ações nesta semana, representantes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) do Exército Brasileiro, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das prefeituras locais, da Energisa e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO).
A previsão é que as visitas às propriedades da zona rural vão até o fim do mês de agosto. As ações do projeto Foco no Fogo seguem obedecendo todos os protocolos de segurança e prevenção neste período de pandemia. Ainda serão atendidos os municípios de Angico, Riachinho e Ananás.