ASSISTÊNCIA SOCIAL
A importância da primeira infância no desenvolvimento da criança foi o primeiro tema abordado na capacitação de supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) que iniciou nesta segunda-feira, 26, em Araguaína. A qualificação é ministrada por multiplicadores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e atende a 15 municípios do Bico do Papagaio que aderiram ao Programa no Estado.
Para capacitar as equipes que atuarão nas visitas domiciliares nas suas cidades, a equipe da Setas ministrará 40 horas de curso. “Esta capacitação segue as normativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e, após esta semana de curso, os.municípios sairão daqui aptos para iniciar os trabalhos de visitação em suas cidades”, comentou Lucimar Mendes, uma das multiplicadoras da Setas.
Apresentando a primeira infância como base para uma vida saudável, a capacitação, para Eunice Santos, de Araguaína, iniciou mostrando a importância do trabalho a ser desenvolvido. “Ficou bem claro para todos nós que as situações nas quais a criança e exposta desde a gestação são capazes de influenciar ao longo de toda a sua vida. Por isto, a importância de um bom convívio familiar, estímulos e brincadeiras”, analisou a pedagoga que atuará como entrevistadora do Programa.
Do Bico do Papagaio, participam da qualificação em Araguaína os municípios: Aguiarnópolis, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Tocantinópolis.
Além da importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, serão abordados ainda os temas: Intersetorialidade no Programa Criança Feliz; O papel do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Programa Criança Feliz; Orientações para começar o trabalho no território - a acolhida das famílias e as primeiras visitas; Introdução ao método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), metodologia para visitas domiciliares; Guia da Visita Domiciliar; Planejamento e realização da visita domiciliar e O papel do supervisor e do visitador.
Outros Municípios
As demais cidades que aderiram ao PCF realizarão esta mesma capacitação em Palmas de 03 a 07 de julho. As inscrições para esta nova turma já está disponível no site da Setas por meio do link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login e seguem até esta sexta-feira, 30.
Criança Feliz
O programa Criança Feliz tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. No Tocantins, 42 municípios aderiram à iniciativa. O programa tem como público-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.