RI
Além de Aguiarnópolis, as ações de RIs acontecerão também nos municípios de Pium e Divinópolis.
O calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos começa nesta sexta-feira, 3, atendendo pequenos e médios produtores rurais do município de Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio, no sábado, 4, em Pium e na segunda-feira, 6, em Divinópolis, ambos os municípios, na região do Vale do Araguaia. A ação é aberta para todos os agricultores circunvizinhos.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é parceira desta ação, contribui no processo de sensibilização junto aos produtores rurais destes municípios para que façam a devolução das embalagens. Além disso, promove dentro desta programação palestras em escolas rurais e assentamentos sobre as formas corretas de armazenamentos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como orienta sobre cuidados no manuseio e aplicações dos produtos.
“O RI é uma ação fundamental para o nosso trabalho de educação sanitária junto aos pequenos agricultores rurais, pois possibilita informar a eles sobre a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e também oferecer a eles junto com todos os órgãos uma condição próxima de entrega destas embalagens,” ressaltou a inspetora de defesa agropecuária do escritório local da Adapec em Aguiarnópolis, Jisele do Socorro de Amorim Brito.
Locais de devolução
Em Aguiarnópolis o local de recebimento será na Agropecuária Sertaneja. Em Pium no parque de exposição agropecuária e em Divinópolis também no parque de exposição agropecuária.
Parceiros
Além da Adapec são parceiros do projeto, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e as Centrais de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), Central de Pedro Afonso administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA) e a Central de Imperatriz-MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART), bem como órgãos locais como sindicatos rurais e prefeituras.