VACINAS
Além da Região de Saúde Bico do Papagaio, as oficinas acontecerão em mais sete regiões de saúde e pretende resgatar as altas coberturas vacinas.
A vacinação desempenha um papel único na prevenção de doenças, proteção da saúde pública e promoção do bem-estar da população. Para atualizar as estratégias de campanhas de imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou a realização de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) no Estado.
A capacitação para a Região de Saúde Bico do Papagaio, ocorrerá em Araguaína, nos dias 27 e 28 de Setembro.
A ação executada pela Gerência de Imunização da SES-TO têm o objetivo de implementar essa nova metodologia das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) para o resgate das altas coberturas vacinas dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças Imunopreveníveis.
“O microplanejamento é um método focado em Unidades Básicas de Saúde para atingir as metas de vacinação, a partir da organização sistemática das atividades de imunização e com ampla participação de líderes e comunidades”, explicou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Rocha.
A coordenadora da vigilância em saúde do município de Dianópolis, Raiane Santana Cardoso, destacou que “a oficina do microplanejamento para AVAQ está sendo muito produtiva e o fato de ser realizada dentro da nossa região de saúde, em Dianópolis, foi muito pertinente para a participação de 100% dos municípios da região de Saúde Sudeste. Além disso, as discussões e experiências trocadas trouxeram exemplos segundo a nossa realidade, o que ajudou bastante na compreensão dos conteúdos ministrados”.
A capacitação será realizada nas oitos regiões de saúde e é destinada aos profissionais envolvidos nas atividades de imunização. “As oficinas têm o intuito de compreender qual é a melhor estratégia para aquela localidade, sempre partindo das demandas do território, a ação deve ser pensada de baixo para cima, cada município tem sua realidade, por isso precisamos identificar a situação de saúde dos territórios e definir quais são as estratégias necessárias para reverter às baixas coberturas”, ressaltou a enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Amanda Soares.
Cronograma das Oficinas
21 e 22 de Setembro
Região de Saúde Amor Perfeito, em Porto Nacional
Região de Saúde Capim Dourado, em Palmas
25 e 26 de Setembro
Região de Saúde Médio Norte, em Araguaína
Região de Saúde Cerrado, em Araguaína
26 e 27 de Setembro
Região de Saúde Cantão, em Paraíso do Tocantins
Região de Saúde Ilha do Bananal, em Gurupi
27 e 28 de Setembro
Região de Saúde Bico do Papagaio, em Araguaína