Facebook
28/01/2020 - 11h17m

CAPACITAÇÃO

Regional de Educação de Tocantinópolis realiza formação para manipuladores de alimentos

Regional de Educação de Tocantinópolis realizou capacitação para manipuladores de alimentos

A Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis realizou, na quinta-feira, 23, uma capacitação para manipuladores de alimentos, profissionais dessa área das redes estadual e municipal de educação dos municípios jurisdicionados à Regional de Tocantinópolis.

Cerca de 70 pessoas participaram do evento que teve como objetivo principal capacitar os manipuladores de alimentos das unidades escolares jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis.

Após a formação, os participantes estarão aptos a manipularem os alimentos de forma adequada, com as informações pertinentes ao trabalho a ser desenvolvido no dia a dia das unidades escolares.

A formação teve como base as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e da Resolução 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Dessa forma, pode-se evitar a contaminação cruzada, que é a transferência de um microrganismo que pode causar doença pela contaminação de um alimento contaminado, que passa para outro alimento sem contaminação.

Entre os temas trabalhados no evento destacaram-se as palestras motivação pessoal e profissional, que foi proferida pela palestrante psicóloga Izabel Saboya; atribuições e importância dos manipuladores de alimentos na escola, sob o comando da professora Maria da Penha Costa e Silva Amorim.

Luana Andressa Amorim Lopes, nutricionista, desenvolveu com os participantes os temas produção e distribuição da alimentação no ambiente escolar; uniforme do manipulador de alimento, higiene pessoal, controle da saúde do manipulador; cuidados relacionados aos alimentos, armazenamentos, pré-preparo e preparo, posicionamento e distribuição; higiene ambiental, controle de pragas, armazenamento e controle do lixo; conhecendo os cardápios, valores nutricionais e per capitas.

Segundo Ivone Pereira de Sousa Cirqueira, manipuladora de alimentos da Escola Municipal Novo Aeroporto da rede municipal de Tocantinópolis, “a capacitação foi uma das melhores que já participou, na condição de manipulação de alimentos”.

Fabiano Gomes Marque, manipulador de alimentos na Escola Especial Um Passo Diferente, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Tocantinópolis, conta que “é a primeira capacitação que participa e que conseguiu ver de forma diferente sobre a alimentação escolar. Os organizadores estão de parabéns pelo desenvolvimento do trabalho”, destacou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS