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04/11/2016 - 06h25m

EDUCAÇÃO

Regional de Educação de Tocantinópolis realiza realinhamento de conteúdo

Redação

No Colégio Estadual JK de Oliveira, dificuldades na leitura e na interpretação foram reduzidas

 

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem realizando em todas as Diretorias Regionais de Educação (DRES), um realinhamento de conteúdos que envolve, entre outras ações, a oferta de aulas de reforço em disciplinas que os alunos encontram mais dificuldades. O realinhamento foi pensado a partir de simulados e avaliações diagnósticas realizados nos meses de agosto e setembro. Desta maneira, a Diretoria Regional de Tocantinópolis tem desenvolvido um trabalho com as unidades educacionais da região para realinhar conteúdos e fortalecer a aprendizagem dos alunos.

“O realinhamento de conteúdos tem sido importante para mostrar a realidade sobre o aprendizado dos alunos, e tem evidenciado a importância de trabalhar o ensino de alguns conteúdos, desenvolvendo assim as habilidades necessárias para cada nível de ensino”, disse a diretora da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira de Maurilândia, Iracema Gomes do Nascimento.

A Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira conta atualmente com 150 alunos do ensino fundamental e médio. De acordo com a gestora escolar, o simulado apontou não só a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo, mas ainda a falta de motivação com relação ao futuro.

Iracema Nascimento explicou que os professores estão fazendo planos de intervenções elaborados a partir da análise dos resultados do simulado. A diretora pontuou que estão sendo usadas videoaulas para a revisão dos conteúdos trabalhados em cada disciplina, com o objetivo de tirar dúvidas dos estudantes. Além disso, os estudos são complementados com aplicação de exercícios e correções.

Na unidade educacional, os alunos que apresentam mais dificuldades com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foram convocados para aulas de reforço com os professores, no contraturno das aulas. “Conhecendo as dificuldades, o professor saberá priorizar os conteúdos para saná-las, além de o estudante já conhecer de forma efetiva os critérios da avaliação”, destacou a professora de Matemática, Maria Aparecida da Silva.

Além das aulas de reforço, uma ferramenta digital também tem sido importante para os alunos estudarem para o Enem, que ocorre nos próximos dias 5 e 6 de novembro. “O conteúdo disponível na plataforma Hora do Enem está sendo usado por vários professores, não só de Português e Matemática. As aulas de reforço são boas porque ocorrem com número reduzido de alunos. Assim, facilita a compreensão do que o professor explica”, disse Iana Gomes Augusto, estudante da 3ª série do ensino médio.

Luzinópolis

No Colégio Estadual JK de Oliveira, em Luzinópolis, a professora de Língua Portuguesa, Marta Gomes, ressaltou que a dificuldade na leitura e na interpretação diminuiu com as atividades realizadas. “Os alunos estão mais participativos e envolvidos em sala, pois temos trabalhado a leitura com livros que chamam a atenção deles, e não apenas os literários”, disse.

Domingos Santos é professor de Matemática e defende que o simulado foi uma ação positiva para a educação do Tocantins. “Por meio das provas, foi possível verificar em quais conteúdos os alunos apresentaram baixo rendimento para melhorar o desempenho de todos”, destacou.

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