UNITINS
Reitor e governador em exercício assinaram a ordem de serviço para o início dos projetos arquitetônicos durante agenda no Bico do Papagaio.
A sede própria do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) será construída com recursos próprios. A estimativa da Reitoria é de que, ao final das obras, o investimento total chegue a R$ 25 milhões. Na manhã da última sexta-feira, 28, o governador em exercício, Amélio Cayres, e o reitor Augusto Rezende assinaram a ordem de serviço para a elaboração do projeto arquitetônico e posterior abertura de licitação para execução da obra, durante agenda em Augustinópolis.
Conforme já tinha sido antecipado pela Reitoria, a previsão é de que sejam construídos 5 mil m² na primeira fase, com possibilidade de ampliação da obra. A assinatura da ordem de serviço reuniu, além do governador em exercício e do reitor da Unitins, membros do primeiro escalão do Governo do Estado, como o secretário de Educação, Fábio Vaz, e o secretário de Segurança Pública, Wladimir Costa; líderes políticos da região, gestores, professores e acadêmicos da Universidade no Colégio Manoel Vicente de Souza, onde ocorreu a cerimônia.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, celebrou o novo passo. “Nós estamos muito felizes com mais essa conquista para a comunidade acadêmica e a comunidade externa do município de Augustinópolis e queremos agradecer o apoio da Reitoria em mais esse projeto e todo o apoio que o Governo do Tocantins sempre disponibiliza para a nossa Universidade”, assinalou.
O Câmpus foi criado há 10 anos e a construção da sede própria vai abrir um leque de possibilidades para a expansão da Universidade, o que se reflete em maior oferta de formação no ensino superior gratuita e de qualidade para os tocantinenses, propiciando a abertura de novos cursos de graduação e pós-graduação e consolidação das estruturas laboratoriais.
“Esses 5 mil m² nos coloca em uma situação confortável em salas de aula, em estrutura laboratorial, em área de convivência, em auditório e, principalmente, em um ambiente confortável e favorável para o processo de ensino, pesquisa e extensão. São R$ 25 milhões que serão investidos em Augustinópolis com recurso próprio”, destacou o reitor Augusto Rezende.
Ele também adiantou que durante o processo de execução da obra, a Universidade está empenhada em garantir que a construção do Câmpus próprio absorva o maior número de trabalhadores da região. “Sabemos que em Augustinópolis quase todas as pessoas têm um vínculo com a Unitins, porque a Universidade é forte em Augustinópolis, é forte no Bico do Papagaio”.
A previsão e o pedido feito pelo governador em exercício são de que a execução da obra de construção do Câmpus comece ainda em 2024. “Professor [Augusto], eu não quero passar o Natal e o Ano Novo sem ver, pelo menos, iniciar a estrutura dessa construção. Nós precisamos acelerar. Eu estou com você”, ressaltou Amélio Cayres.
O gestor em exercício também argumentou que “precisamos efetivar, por meio da construção do prédio próprio, a unidade de Augustinópolis, da Unitins, que é um local importante para a educação superior do Bico do Papagaio. Esse [a construção] é um sonho antigo de todos da região, que agora começaremos a executar”, afirmou.
Assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a Unitins a elaborar o projeto arquitetônico e posteriormente abrir licitação para contratação da empresa de engenharia ocorreu em meio a outros atos do executivo estadual previstos em uma agenda robusta realizada no Bico do Papagaio pelo governador em exercício.