DPE
Atividade foi realizada para pais e alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.
Cerca de 60 pessoas, entre pais e alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no município de Nazaré, participaram da palestra “Educação em Direito – o poder familiar e o acompanhamento da vida estudantil dos filhos” realizada nesta quinta-feira, 23.
A palestra foi ministrada pelo pedagogo da Defensoria Pública de Tocantinópolis, Valdoci Feitosa de Sousa, como parte da programação do Projeto Educação, Família e Escola (PDDE) do Ministério da Educação, desenvolvido nas escolas públicas de educação básica. A Defensoria é parceira na ação por meio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, que leva educação em direitos para a comunidade escolar.
Valdoci Feitosa de Sousa abordou com os presentes a importância das famílias estarem atentas à qualidade das relações familiares. “É importante que esses pais ou responsáveis saibam que eles podem desenvolver habilidades e competências que os ajudem a desempenhar o papel de gestor da família da melhor maneira possível. Quando se têm relações parentais de maior qualidade, o resultado é o fortalecimento da família e também o sucesso escolar dos filhos aumenta”, ressaltou o Pedagogo.
Educação em Direitos
O projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, que teve início em meados de 2018, tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar. Os conteúdos explanados nas palestras objetivam instruir os participantes sobre os eixos norteadores de cidadania e ética; direito; saúde; violência e paz, sempre levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.
O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Esdep em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação.