O repasse do ICMS do Estado para o municÃpio de Palmas subiu 36% de 2011 para 2012. O dado foi coletado pela Seplan – Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública durante a atualização do Perfil Socioeconômico dos 139 municÃpios do Tocantins. O objetivo é apresentar à sociedade dados atuais sobre diversos setores do Estado, que são distribuÃdos por áreas.
De acordo com o diretor geral do DZEE - Departamento de Pesquisa e Zoneamento Ecológico-Econômico, Joaquin Eduardo Manchola Cifuentes, este levantamento será divulgado por regiões administrativas, segundo ele, “no Estado são 18 regiões, sendo elas: Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Xambioá, AraguaÃna, Colinas do Tocantins, Goiatins, GuaraÃ, Palmas, Pedro Afonso, ParaÃso do Tocantins, Novo Acordo, Natividade, Gurupi, Dianópolis, Paranã, Arraias, Taguatingaâ€.
Estima-se que em maio já estejam disponibilizadas no site da Seplan – www.seplan.to.gov.br, todas as informações atualizadas da Região Central, que abrange Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Fátima, Monte do Carmo, TocantÃnia, Ipueiras, Lajeado e Oliveira de Fátima.
No Perfil Socioeconômico são coletadas informações a respeito dos diversos setores da sociedade. Na Capital, por exemplo, o número de famÃlias atendidas pelo Programa Bolsa FamÃlia cresceu 7% de 2011 para 2012. No mesmo perÃodo, o consumo de energia elétrica aumentou 9%. Já o repasse da arrecadação do ICMS do Estado para Palmas cresceu 36% e a Taxa de Mortalidade Infantil de 13,8% em 2009 caiu para 11% em 2010.
Este trabalho de coleta dos dados é realizado continuamente pela DZEE, que busca informações sobre aspectos fÃsicos, demográficos, Indicadores Sociais, econômicos, educação, saúde, saneamento básico, finanças públicas, serviços e equipamentos urbanos e problemas ambientais. O Perfil completo da Região Central está previsto para ser divulgado em maio.