Antecipando o planejamento de planos de contingência de prevenção e controle de endemias e zoonoses, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reuniu municÃpios considerados prioritários na 2ª Reunião Trimestral de Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Entomológica, que aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, no Anexo I da pasta.
A proposta do encontro foi avaliar as ações de prevenção de dengue, febre amarela e febre chikungunya nos municÃpios e discutir que medidas podem ser tomadas para controle dessas doenças.
Além disso, outro foco do encontro foi orientar os municÃpios a elaborar planos de ação e o plano de contingência para prevenção e controle de epidemia para dengue e febre chikungunya para 2016. Os planos de contingência descrevem exatamente o que os municÃpios devem realizar conforme o perfil epidemiológico.
A gerente estadual de Dengue, Febre Amarela e Febre Chikungunya, Christiane Bueno, explicou aos coordenadores municipais na ocasião que, para elaboração dos planos, é importante conhecer o perfil epidemiológico do municÃpio para elaborar especificamente.
O esboço sugerido para os municÃpios adaptem seu próprio plano prevê a organização das ações de controle e prevenção baseadas em indicadores, ações de vigilância epidemiológica, ações de controle vetorial, insumos estratégicos, ações de atenção ao paciente, ações de comunicação, mobilização e publicidade e ações de gestão.
Os municÃpios do Bico do Papagaio que enviaram representantes à reunião foram Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis.