A PARTIR DESTA SEGUNDA, 02
Começa nesta segunda-feira, 02, e segue até quarta-feira, 04, a Capacitação dos Formulários do Cadastro Único no auditório da Casa dos Conselhos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em Palmas. As atividades serão realizadas sempre de 8h às 12h e de 14h às 18h.
A capacitação é destinada aos entrevistadores do Cadastro Único e contemplará os temas: abordagem adequada das famÃlias, postura do entrevistador, importância do Cadastro Único, os programas que o usam como base, entre outras informações.
O Cadastro Único é um dos principais instrumentos de gestão da polÃtica de Assistência Social. E através dele que as famÃlias pobres e extremamente pobres dos municÃpios podem ser identificadas assim como oferece informações sobre condições de moradia, saúde e educação de seus integrantes.
Participam do treinamento representantes dos municÃpios de Augustinópolis, Axixá, Darcinópolis, Nazaré, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Chapada da Natividade, Dois Irmãos, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Rio Sono, Santa Rita, Santa Rosa, Taipas, Dueré, Dianópolis, GuaraÃ, Araguacema, Itapiratins, Miracema e Gurupi.
Sobre o Cadastro Único
O Bolsa FamÃlia é apenas um dos programas a que a população de baixa renda pode ter acesso ao se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Mais de 30 Programas e PolÃticas Sociais usam como base para inclusão de beneficiários o Cadastro.
Para se cadastrar, as famÃlias devem ter renda mensal de até meio salário mÃnimo (R$ 394) por pessoa. Mais de 27 milhões de famÃlias estão inscritas no sistema.
O formulário é preenchido nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A pessoa responsável pela famÃlia deve levar o tÃtulo de eleitor ou o CPF e um documento de cada membro familiar.