O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), Paulo Carneiro, recebeu na manhã desta terça-feira (24/05) a visita de representantes dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), que anunciaram que não haverá greve por parte dos servidores da Instituição durante a visita da comitiva da União Europeia (UE) ao Estado, prevista para acontecer nos próximos dias 27 e 28 deste mês.
O anúncio é resultado de várias reuniões entre a FAET e representantes dos servidores da Adapec, uma vez que o presidente Paulo Carneiro se mostrou bastante preocupado com a ameaça de um possÃvel movimento grevista durante a visita da comitiva da UE, que vem ao Tocantins com o objetivo de avaliar as condições sanitárias de frigorÃficos e propriedades rurais que possuam reais possibilidades de serem credenciados a exportar carne bovina in natura para o bloco.
Participaram da reunião o presidente da Associação dos Funcionários da Adapec (AFA), Wiston Gomes; o presidente do Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária (Sindefesa), Antônio José de Sousa, e a representante do Sindicato dos Profissionais de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindagro), Liciana Cerqueira.
Na ocasião, o grupo entregou a Paulo Carneiro um documento que aponta as principais reivindicações da categoria junto ao Governo do Estado e o compromisso dos servidores em receber a missão europeia sem manifestação e greve, dando total apoio e viabilidade aos trabalhos da comitiva. No documento também consta o compromisso em finalizar a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 31 deste mês.
Paulo Carneiro agradeceu a compreensão de todos os servidores da Adapec e destacou que a exportação de carne bovina para os paÃses europeus será um grande passo para a consolidação da pecuária do Tocantins como um grande Estado exportador e uma conquista de todo o setor produtivo do Tocantins.
Carneiro lembrou que fez, recentemente, uma visita ao governador Marcelo Miranda, quando solicitou, entre outras demandas, que fossem feitas gestões juntos aos servidores da Adapec para evitar qualquer problema que pudesse prejudicar a boa imagem do Tocantins no cenário exportador de produtos agropecuários.
“Esse reconhecimento da UE será mais uma garantia de manutenção dos mercados internacionais para a carne bovina tocantinenses. Nós precisamos nos manter no topo das condições sanitárias, evitando retaliações de outros paÃses e ocupando espaço de mercados que, porventura, não tenham status de zona livre de doenças como a febre aftosa com vacinação, por exemploâ€, avaliou Paulo Carneiro.
EXPORTAÇÃO DE CARNE DO TOCANTINS
Atualmente o Tocantins exporta carne para vários paÃses como Rússia, Egito, China (Hong Kong), Irã, Iraque, Argélia, Emirados Ãrabes, LÃbia e Venezuela. O Estado tem hoje dez frigorÃficos submetidos ao SIE (Serviço de Inspeção Estadual), outros dez submetidos ao SIF (Serviço de Inspeção Federal) e outros 21 matadouros com Selo de Inspeção Municipal (SIM). Em 2015, o Tocantins exportou 49.801.606 kg de carne, um volume financeiro de US$ 161.173.713.