ETSUS
Com o objetivo de capacitar os integrantes dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) estaduais em relação ao aprimoramento do processo de trabalho, a equipe técnica da Escola Tocantinense do SUS (ETSUS) promoveu o Encontro Programático de Alinhamento Metodológico dos Planos de Educação Permanente em Saúde dos NEPS sob Gestão Estadual de 18 a 20 de abril. Entre os participantes do Encontro estiveram presentes os integrantes do NEP do Hospital Regional de Augustinópolis.
Para a coordenadora do NEP de Paraíso Alvaci de Jesus,“esse encontro foi muito importante porque nos agregou conhecimento e crescimento para a nossa prática profissional e pessoal. Parabenizo a equipe técnica que organizou, ministrou e oportunizou esse encontro”, afirmou.
A programação do encontro teve a carga horária de 16 horas, e trabalhou sob a perspectiva de compartilhar informações saberes e conhecimentos, compreender sobre a importância e a elaboração do plano de trabalho para os NEPs, instigar a reflexão crítica-analítica, possibilitar a vivência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, proporcionar encontro entre os integrantes dos NEPs, além de promover interações entre os NEPs estaduais.
“Este encontro possibilita instigar a reflexão crítica-analítica sobre a prática, sobre o desenvolvimento da Educação Permanente, e o processo de trabalho dos NEPs. A oficina de trabalho foi pensada para o desenvolvimento da integralidade com as metodologias inovadoras, pois acredito que elas promovem uma ressignificação do conhecimento, interação, participação e oportunizam o compartilhamento de experiências”, ressaltou o facilitador do encontro André Henrique Ribeiro.
Além dos representantes do NPE do Hospital Regional de Augustinópolis, também participaram os NEPs dos hospitais regionais de: Araguaína, Guaraí, Arapoema, Porto Nacional, Paraíso, Pedro Afonso, Gurupi, HGP, Hemorrede, Superintendência de Vigilância em Saúde, Hospital Maternidade Dona Regina e LACEN.
O gerente de Educação Permanente em Saúde da SES-TO, Paulo Henrique Teixeira, destacou ainda a qualificação da oficina. “A oficina também visa qualificar e alinhar o plano de Educação Permanente construído e elaborado para o desenvolvimento em 2022, bem como subsidiar a elaboração do plano para 2023”, finalizou.