O governador Marcelo Miranda recebeu na tarde desta sexta-feira, 16, em seu gabinete, o diretor executivo e a diretora de Execução de Projetos do I Jogos Mundiais IndÃgenas, Luiz Lobo e Simone Bergmann, respectivamente, e os assessores da Secretaria da Presidência da República, Luiz Soares e José Claudenor Vermohlen. Eles vieram ao Palácio Araguaia agradecer ao governador o apoio dispensado à realização do evento, apresentar o andamento das obras e convidá-lo a ver de perto os preparativos finais da Vila dos Jogos, onde vão acontecer as competições.
Marcelo Miranda disse que há uma expectativa muito grande, não só no Estado, mas em nÃvel nacional e internacional em torno do evento. “O Tocantins vive um momento Ãmpar na sua história, ao sediar o primeiro evento mundial voltado para os nossos irmãos indÃgenas, e o governo está empenhado em receber todas as delegações da melhor maneira possÃvelâ€, comentou.
O diretor executivo Luiz Lobo assegurou que até esta sexta-feira cerca de 95% da estrutura da Vila dos Jogos está concluÃda. Segundo ele, restam apenas pequenos reparos no piso, instalações elétricas e outros detalhes, que devem ser concluÃdos na próxima semana para a abertura do evento.
Na ocasião, ele confirmou a presença da presidente Dilma Rousseff na solenidade de abertura do evento, bem como, de embaixadores de nove paÃses, além de emissoras de televisão e de rádio do Brasil e de outros paÃses.
Vila
A Vila dos Jogos conta com uma área total de 260.000 m², onde estão em fase final de implantação a Arena Green (palco principal dos Jogos), duas estruturas de feiras temáticas (a Feira de Agricultura Familiar IndÃgena e a Feira das Artes IndÃgena), Oca da Sabedoria, Oca Digital, Aldeia Okara, praça de alimentação, posto de atendimento médico e estruturas de segurança, além do Estádio Nilton Santos (que receberá as competições de futebol).
O inÃcio das competições está marcado para o dia 23 de outubro e se estendem até o dia 1º de novembro. Neste perÃodo, a capital tocantinense vai receber mais de dois mil atletas indÃgenas das Américas, da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia, Filipinas, além de etnias de todo o Brasil.
Estádio
Sob a responsabilidade do Estado, a reforma do Estádio Nilton Santos custou aproximadamente R$ 600 mil. Entre as melhorias constam a implantação de um sistema de combate a incêndio, conforme normas do Corpo de Bombeiros; pintura geral do estádio e arquibancadas; troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas; adequação do guarda-corpo para maior segurança aos torcedores; adequações no sistema de abastecimento de água potável, por rede de água tratada da Saneatins; e reforma e climatização das seis cabines da imprensa. O estádio tem capacidade para 8 mil torcedores e sedia jogos de todas as equipes da capital tocantinense.
Participaram da reunião a vice-governadora Cláudia Lelis; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude , Salim Milhomem; o secretário geral de Governo Herbert Brito; secretário da Comunicação Social, Rogério Silva; secretário da Segurança Pública; César Simoni; Comandante Geral da PolÃcia Militar, Cel. Glauber Oliveira; e a Secretária da Defesa Social, Gleidy Braga.