Os usuários do Restaurante Comunitário da Região Sul de Palmas já podem contar com a Biblioteca Cidadã. A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Amigos do Bem, realizaram na manhã desta segunda-feira, 14, a inauguração do espaço. Na solenidade de abertura, os frequentadores do Restaurante Comunitário receberam as bênçãos do Pastor Weslley de Sousa da Igreja Casa da Benção, e ainda apresentação musical da cantora tocantinense Quésia Carvalho.
Cerca de 500 livros foram doados pela Associação Amigos do Bem e parceiros. A biblioteca passa a oferecer aos frequentadores do restaurante, um espaço, integrado destinado à leitura de diversos gêneros literários. Não é necessário fazer o cadastro para levar o livro e a biblioteca está aberta todos os dias da semana.
Segundo o presidente da Associação Amigos do Bem, CÃcero Guimarães Neto, a Biblioteca Cidadã tem como filosofia a democratização. “O projeto Biblioteca Cidadã estará presente nos locais mais populares, não somente no municÃpio de Palmas como em outras cidades, buscando, como princÃpio, atender sempre as regiões com baixo Ãndice de desenvolvimento humano. A filosofia do projeto é oportunizar ao cidadão humilde os meios de acesso gratuito onde o livro é livre para formar cidadão, e o conhecimento tem que ser multiplicado e partilhado voluntariamenteâ€, ressaltou.
Na ocasião, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ressaltou a importância do projeto Biblioteca Cidadã e parabenizou os parceiros pela iniciativa. “Não é possÃvel transformar a nossa vida e a nossa sociedade se não for através das ONGs e do trabalho da sociedade civil organizada. É perda de tempo. O poder público não realiza as ações que não sejam pelos anseios e desejos da comunidade. Primeiro temos que ter a certeza do que a população quer, antes de gastar o recurso público com coisas que não sejam abraçadas pela comunidade, pois só através de uma sociedade organizada é possÃvel que ela ganhe assas e seja dona do seu próprio destinoâ€, enfatizou.
O prefeito ainda frisou a importância de afiar os cadastros das associações e realizar um maior número de convênio, com repasse de recurso, sem nenhum interesse polÃtico.