PROTESTO
Cerca de cem indígenas da etnia Xikrin ocuparam a sede da prefeitura de Parauapebas-PA, em um protesto nesta terça-feira (9). Imagens feitas com celular mostram a manifestação.
Os indígenas protestaram contra a prefeitura da cidade que teria prometido recuperar estradas vicinais que dão acesso às aldeias. Os manifestantes disseram que o serviço já deveria ter começado há dois meses, mas até então nada foi feito.
As aldeias dos Xikrin ficam a cerca de 400 km da cidade de Parauapebas-PA, e boa parte do trajeto é feita por estradas vicinais. Segundo os indígenas, as vias estão precárias.
Os índios dançavam e cantavam na frente do prédio até entrarem no local. De acordo com relatos, os índios só vão desocupar o prédio, após serem recebidos pelo prefeito Darci Lermen.
Outro lado
VEJA A NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL
“Os 115 índios da etnia Xikrin foram recebidos no início da noite desta terça-feira (9) por representantes do gabinete do Executivo e pelo secretário de Obras do município. Eles foram acolhidos e ficou agendada uma reunião para o primeiro horário da manhã desta quarta-feira (10). Sobre a pauta de reivindicações, a prefeitura informa que iniciou, no dia 3 de junho, obras de infraestrutura em estradas vicinais que dão acesso às aldeias indígenas. Os serviços contemplam abertura de vias, limpeza e cascalhamento que proporcionarão melhor trafegabilidade”.