EDUCAÇÃO
Seguindo orientações da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Colégio Estadual João XXIII em Riachinho, realizou na última sexta-feira, 28, o Conselho de Classe Pedagógico. A atividade que contou com a participação dos gestores, coordenadores, professores e alunos visa analisar o trabalho desenvolvido no 1º bimestre do calendário letivo de 2017.
Para a secretária, professora Wanessa Zavarese Sechim este foi um momento para que as escolas avaliassem o trabalho executado, o que os alunos aprenderam, quanto aprenderam. “ É um espaço democrático e participativo em que todos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem foram envolvidos com a finalidade de realinhar, reorganizar os conteúdos previstos e realizar intervenções pedagógicas necessárias sem perder de vista os objetivos definidos para todo o ano letivo”. A titular da Pasta ressaltou que cabe ao professor fazer a dosagem, a velocidade e as estratégias para a eficácia da aprendizagem dos alunos.
O Conselho Pedagógico implantado pela Seduc foi um grande avanço, em que não houve aulas, mas contou com a participação dos alunos. Teve muitos conselhos, em inúmeras escolas em que a equipe da regional por meio de supervisores pedagógicos e assessores de currículo acompanharam as atividades. Durante as ações foram discutidos conteúdos, nível de aprendizagem com o que já foi proposto, evolução e vida acadêmica do estudante. Foi um momento de análise, discussão, reflexão e tomada de decisões.
Metodologia
No período vespertino foram apresentados os índices de Avaliações Externas como o simulado do Enem, aprovação por série, um comparativo a 2016, e aprovação nas instituições de Ensino Superior. Ficou definido que as escolas continuarão com aulas de reforço, e aulões para as turmas das 3ª série do Ensino Médio, que terá a orientação dos professores e monitoria com os alunos, no qual os estudantes com maior dificuldade terão aulas extras com os demais colegas. Os alunos com reprovação por mais de dois anos na mesma série também terão atividades diferenciadas com acompanhamento dos responsáveis.