A Defesa Civil de Altamira confirmou nesta terça-feira que o nÃvel do rio Xingu atingiu a marca de 7,52 metros acima do normal. A medição foi feita após uma chuva contÃnua, que durou cerca de 20h na região sudoeste do estado, e fez o nÃvel subir 52 centÃmetros. Esta é a maior marca alcançado pelo rio em 2014.
Um abrigo improvisado foi montado no parque de exposições do municÃpio, servindo de moradia temporária para 51 famÃlias. Outras 60 ficaram desalojadas e foram para casa de parentes. Três famÃlias estão em hotéis. Segundo a defesa civil, 1.100 famÃlias em oito bairros foram afetadas pela chuva.
Protestos
Pela manhã, a ponte do bairro Açaizal foi bloqueada pela população, que alertava os motoristas do perigo da rua alagada. Outro grupo de pessoas protestou ocupando casas que estão sendo construÃdas pela Norte Energia no bairro Jatobá para atender as famÃlias afetadas pelas obras da usina hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu. Segundo a empresa, a invasão dificulta a conclusão da obra e prejudica os moradores cadastrados no programa habitacional.