ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O deputado Stalin Bucar (PPS) apresentou um requerimento à Mesa Diretora na manhã desta quinta-feira, dia 25, solicitando a realização da “Assembleia Itinerante”, programa promovido pela Assembleia Legislativa no interior do Estado. O pedido foi elogiado pelo deputado Rocha Miranda (PMDB).
O parlamentar repercutiu seu pedido da tribuna da Casa e afirmou que a proposta pretende aproximar o Legislativo da população, conhecendo os problemas e as demandas das pessoas do interior.
Stalin garante que a ação facilitará os encaminhamentos de resolução dos problemas que afligem as comunidades distantes da capital. O requerimento sugere que o programa seja dividido por regionais, de forma a conceder à sociedade civil organizada de todas as regiões do Estado o espaço para discutir, opinar e reclamar sobre assuntos de seu interesse.
Na direção contrária, José Bonifácio (PR) criticou a iniciativa. “Num momento de crise, antes de fazer Assembleia Itinerante, um gasto desnecessário, o Parlamento deveria pagar a Unidade Real de Valor (URV) devida aos servidores comissionados e a alguns ex-parlamentares”, concluiu.
Ao comungar da ideia de que a Assembleia não deve realizar gastos desnecessários, Jorge Frederico (PSC) defendeu que a Casa precisa estar nas bases. “O que deve ser feito é reduzir os custos das sessões e eventos externos realizados pelo Parlamento, mas não deixar de ir ao encontro da comunidade, uma prerrogativa parlamentar que dá voz ao cidadão”, observou.
A exemplo de outros parlamentares, Frederico citou a realização do projeto “Parlamento Popular”, promovido pela Assembleia em abril de 2013 em Araguatins, cidade do Bico do Papagaio, como positiva para os municípios da região norte do Estado.