ÁREA DE PRESERVAÇÃO
Proposta é buscar recursos para contemplar outras três bacias hidrográficas do Tocantins.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), está alinhando com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a revitalização de Áreas de Preservação Permanente das bacias hidrográficas do Estado. Nesta terça-feira, 23, a reunião foi voltada para a formalização do Termo de Cooperação Técnica para o início da parceria, que prevê, inicialmente, o investimento de R$ 1,5 milhão na revitalização do Rio Taquari, em Araguatins.
O presidente Ruraltins, Fabiano Miranda, destacou a importante parceria neste projeto e o interesse em expandir a outros rios da bacia hidrográfica do Tocantins. “Temos uma proposta que contempla quatro bacias e vamos nos empenhar para garantir que essa parceria seja efetivada e principalmente, contemple também o Rio Providência, que abrange os municípios Barrolândia, Miracema e Miranorte; o Rio Taquaruçu Grande, de Palmas; e o Getúlio em Dianópolis”, afirmou.
O chefe da Unidade de Conservação de Água, Solo e Recursos Florestais da Área de Revitalização da Codevasf, José Luiz Reis, reforçou o interesse da instituição em desenvolver esse projeto junto com o Governo do Tocantins, destacando o empenho em buscar recursos de emendas parlamentares para a sua ampliação.
A Codevasf tem como proposta atuar nos 139 municípios no Estado do Tocantins localizados na bacia hidrográfica do rio Tocantins, desempenhando, entre suas atribuições, as diretrizes para os projetos e as ações que visem revitalizar as bacias hidrográficas de sua área de atuação, bem como participar de sua gestão.
A reunião contou também com a presença do vice José Aníbal Lamattina, e dos diretores de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; e de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides. Da Codevasf, participaram o chefe substituto Lucas Freitas e as técnicas Leila Lopes e Liana Castelo Branco.