De 1º a 5 de outubro, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Cruz das Almas (BA), fará um levantamento sobre as potencialidades da mandioca no Estado.
Segundo Edmilson Rodrigues de Sousa, engenheiro agrônomo do Ruraltins, os pesquisadores da Embrapa farão uma visita técnica a uma fecularia em fase de implantação no municÃpio de Aparecida do Rio Negro, a aproximadamente 70 km de Palmas, e a pequenos produtores de polvilho e farinha na Comunidade da Floresta, em AraguaÃna, na região Norte do Estado. “O objetivo é conhecer as potencialidades e incentivar a produção em nosso Estadoâ€, afirmou.
Sousa acrescenta ainda que através desse estudo será possÃvel fazer um mapeamento das variedades mais comuns no Tocantins, como também introduzir novas variedades de mandioca que sejam mais adequadas ao solo da nossa região. “Com isso, o Ruraltins poderá indicar ao produtor qual a melhor variedade, qual a mais resistente, qual a melhor técnica de plantio e a mais rentávelâ€, concluiu.
Mandioca
De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrÃcolas do PaÃs, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica, no Tocantins, a área plantada com a cultura da mandioca é de 12.381 hectares, destes, o Ruraltins dá assistência técnica a 7.708 ha, abrangendo 7.758 famÃlias de agricultores familiares.